Nesta sexta-feira, (02/7), a Unidade Básica de Saúde São Miguel realizou uma atividade direcionada às pessoas que possuem hipertensão e diabetes. A ação ocorreu durante a manhã e tarde na unidade de saúde, localizada na Rua Marechal Deodoro, Centro da cidade.
Durante a programação, a equipe multidisciplinar do Núcleo de Apoio à Família (NASF) realizou atendimentos às pessoas com nutricionista, fonoaudiólogo, fisioterapeutas, dentre outros profissionais que palestraram sobre a temática abordada e tirando as dúvidas da população que compareceu à unidade.
Pela manhã houve triagem com aferição da pressão arterial, glicemia, coleta dos testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites. De acordo com Evele Janaína, enfermeira responsável pelo Programa Hiperdia, a ação visa motivar as pessoas a participarem do programa. Durante a tarde, a equipe organizadora do evento realizou sorteios de prêmios e concursos.
“Quando a pessoa participa do nosso programa e tem a carteirinha do Hiperdia, a pessoa pode adquirir a medicação pelo SUS, pois nós temos a medicação para essa população, assim precisamos que essa pessoa seja inserida nesse programa para facilitar esse processo. Acreditamos que com essa ação possa haver maior adesão de pessoas ao programa”, afirmou Evele Janaína. Atualmente o programa tem baixa adesão da população.
A atividade contou com a parceria da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (SEMASC), através da secretária Kelly Barbosa, quem forneceu cestas básicas para doar aos participantes da programação.
Fotos: Afonso dos Prazeres | SEMCOM
Revisão: Augusto Gomes | Rodrigo Martins
Prefeitura de Tefé – Governo do Povo