A prefeitura de Tefé por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), recebeu na última segunda-feira, (05), a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – FVS – AM, Dra. Rosemary Costa Pinto, que investiga um possível surto de febre chikungunya em Tefé. Quatro casos da doença que tem como transmissor o mosquito Aedes aegypti, também transmissor de dengue e zika, foram registrados no município que fica a 523 quilômetros de Manaus, capital do Amazonas.
Além dos casos confirmados, outras 39 amostras sorológicas de suspeitos de infecção pela febre chikungunya foram coletadas pela (SEMSA/Tefé) e passam por análise no Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas (Lacen/FVS-RCP).
Com sintomas semelhantes aos da dengue e da Covid-19, febre alta, dor muscular e em articulações e manchas pelo corpo, a SEMSA, alerta para os cuidados e atenção da população no sentido de buscar as unidades de saúde em caso de apresentação de sintomas. Medidas de prevenção e combate à doença já estão sendo realizadas na cidade com a intensificação da borrifação, o tratamento focal e as ações de educação em saúde com a população.
Fotos: Janderson Cordeiro | SEMCOM
Revisão: Augusto Gomes | Rodrigo Martins
Prefeitura de Tefé – Governo de Povo