Camara Municipal

Câmara Municipal de Tefé aprova Lei que dispõe sobre Conselho e Fundo Municipal de Turismo

Na noite desta quinta (27), a Câmara Municipal de Tefé aprovou em sessão ordinária o projeto de lei n° 08/2021, de autoria do executivo, que dispunha sobre a reorganização do conselho e a criação do Fundo Municipal de Turismo de Tefé. O projeto, agora, segue para sanção do prefeito Nicson Marreira e publicação em diário oficial.
O Conselho Municipal de Turismo é um órgão deliberativo, consultivo, fiscalizador e propositivo diretamente vinculado à Secretaria Executiva de Turismo de Tefé (SETUR). Foi criado em 2006, porém, passou por diversos períodos de inatividade. Já o Fundo de Turismo, criado no mesmo ano, nunca foi instituído, de fato, o que prejudicou durante muitos anos o desenvolvimento das atividades turísticas do município.
A sessão foi presidida pelo vereador Luri Oliveira (DEM), presidente em exercício da Câmara, o projeto foi lido pelo vereador Francisco Carioca (PSD), relator da matéria, e aprovado por unanimidade. Após a sanção do prefeito, a SETUR irá convocar uma eleição para eleger os 16 membros do Conselho e, posteriormente, criar a conta específica que irá receber os recursos que serão integralmente destinados a promoção turística de Tefé.
“O Conselho de Turismo nos ajudará a gestão a desenvolver projetos e obras para promoção de projetos e obras turísticas tanto na cidade quanto no interior. Já o Fundo de Turismo poderá receber recursos de várias fontes, federais, estaduais e de organizações financeiras para investimentos principalmente na infraestrutura turística e de lazer do município”. Afirmou o secretário de turismo Artur Fonseca.
Texto: SETUR, com revisão da SEMCOM
Fotos: Augusto Souza | SETUR