Ação social

Capacitação sobre violência contra à mulher inicia nesta terça-feira (22), em Tefé (AM)

A Prefeitura de Tefé, através do Centro de Referência de Atendimento á Mulher (CRAM), vinculado à Secretaria de Assistência Social e Cidadania (SEMASC), iniciou na manhã desta terça-feira, (22), a capacitação dos profissionais envolvidos na busca de políticas públicas para mulheres vítimas de violência. A programação acontece até esta quarta-feira, (23).
O evento conta com a participação da Secretária em Exercício da SEMASC, Ivone Mota, das conselheiras do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (COMDIM), Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), Polícia Militar, coordenadores e também com representantes dos vários setores ligados à administração pública, equipe da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania do Amazonas (Sejusc-Am) e da Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres (SPM), que estão na cidade para fazer levantamento para a implantação de novas propostas de combate à violência contra a mulher no município.
Sueni da Silva Lima, psicóloga e assessora da Gerência de Enfrentamento à Violência da Secretaria Executiva de Política para as Mulheres, destaca a importância da formação para os profissionais da Assistência Social do município. “A gente vai abordar o pacto nacional, amanhã a gente vai está fazendo o plano municipal que trabalhará ao longo do ano a violência contra à mulher no município de Tefé”. Suene acrescenta ainda. “Hoje, a tarde, nós estaremos realizando serviços que existem em Manaus e que são direcionados à violência, e que pretendemos implementar em Tefé”, disse a psicóloga.
A coordenadora do CRAM, Raquel Dias dos Reis destaca que “nesse momento em que estamos passando houve uma grande de índice de violência à mulher. Então estaremos nos capacitando para melhorar o atendimento ás políticas públicas à mulher já existentes no nosso País”, completou.
De acordo com a assistente social Gesilvia Barbosa Lima, coordenadora do SAPEM (Serviço de Apoio Emergencial à Mulher), que está à frente da equipe da Sejusc-Am, a capacitação objetiva “levar o melhor atendimento para mulher que precisa dos seus direitos, ou que esteja passando por violência doméstica e melhorar esse atendimento”, finalizou.
Fotos: Afonso dos Prazeres – SEMCOM