Centro Municipal de Convivência da Família proporciona melhor qualidade de vida para a terceira idade

Os cuidados com os idosos trazem melhoria na qualidade e na expectativa de vida, o  Centro Municipal de Convivência da Família – CMCF, vem realizando vários trabalhos lúdicos que reavivam seus velhos e bons momentos da vida, seja através de brincadeiras,  teatro ou da música.

No dia 27 de novembro de 2019,  Dona Olga, de 83 anos de idade, que possui Alzheimer, enquanto estava ensaiando a brincadeira das ‘Pastorinhas’ começou a cantar a música e a lembrar de sua infância, na qual ela divertia-se muito, nos momentos da brincadeira era possível ver o rosto de alegria e satisfação da senhora.

“As recordações mais duradouras são aquelas ligadas a uma experiência emocional intensa e a música tem uma relação estreita com as emoções; a emoção é uma porta de entrada para lembrar”, diz a musicoterapeuta da Fundação Alzheimer Espanha, Fátima Pérez-Robledo.

Seus estudos confirmam isso. “Muitos doentes não lembram o nome de algum parente, mas lembram da letra de uma canção”, diz Fátima. Atividades lúdicas que utilizam música, proporcionam não só saúde física como também mental.

A coordenadora do CMCF, Naraiza Caldas Lira, sempre faz questão de participar das atividades e está sempre trazendo mais vida aos grupos. Isso mostra o quanto a Prefeitura Municipal de Tefé, na pessoa do prefeito Normando Bessa, se preocupam com os idosos e quer garantir a saúde dos mesmos.

Confira as fotos: