Nesta sexta-feira, (30), a Prefeitura de Tefé, através da Escola Municipal de Educação Infantil Professor Calisto Pereira Cavalcante, realizou o evento sobre educação inclusiva com foco em deficiência intelectual em tempos de pandemia. A solenidade discutiu sobre os desafios na formação docente para a educação inclusiva, considerando o cenário atual de pandemia.
A programação aconteceu na última sexta-feira, (30), na Escola Municipal de Educação Infantil Professor Calisto Pereira Cavalcante e contou com a presença da Subsecretária de educação, Maria Sônia Solart, professores e corpo administrativo da unidade educacional.
No evento, houve amostra de atividades desenvolvidas pela Educação Especial na Escola Calisto, além de palestras com ênfase na “Deficiência Intelectual nestes tempos de pandemia”, “Educação Física como um meio para a inclusão e qualidade de vida de docentes e discentes”, “O atendimento Educacional Especializado (AEE) e as atribuições do professor da sala de Recursos Multifuncionais”. O evento encerrou com um debate entre os participantes e o feedback da programação.
A Educação Especial e Inclusiva é definida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) como modalidade de ensino destinada aos “educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação”. Desse modo, esta área possui práticas pedagógicas específicas.
Já o Atendimento Educacional Especializado (AEE) tem a função de identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a participação dos alunos, ao considerar suas necessidades específicas.
Prefeitura de Tefé – Governo do Povo
Fotos: Afonso do Prazeres







