Nesta quarta-feira, (30/6), a Prefeitura de Tefé, através da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura (SEMEEC), realizou a culminância das atividades do Programa “Busca Ativa Escolar – Fora da Escola não pode”, no município. O evento ocorreu no auditório Canaã, localizado na Estrada do Aeroporto.
O evento contou com a presença do prefeito Nicson Marreira, primeira dama e secretária da SEMASC, Kelly Barbosa, secretário de educação, Marcus Lúcio, subsecretária, Sônia Maria P. Solart, coordenadores, vereadores da base aliada da gestão, escola de música Santa Cecília e autoridades civis, eclesiásticas convidadas.
“A educação em todos os níveis de ensino merece ser mais valorizada, nesse sentido, nossa gestão não tem medido esforços para assistir a classe que forma todas as profissões. Além disso, podemos destacar que escolas no interior e na cidade estão sendo reformas com serviços de qualidade. Muitas há anos estavam abandonadas”, salientou o prefeito Nicson Marreira.
A culminância das ações que foram realizadas pelo programa nas escolas da zona rural e urbana de Tefé. As atividades eram expostas para o público através de mostra painéis com as fotos do trabalho que tem sido desenvolvido no município. A programação foi direcionada aos professores da educação básica da zona rural e urbana tefeense.
Marcus Lúcio, secretário de educação, ressaltou que o evento é um momento importante para todos os profissionais da educação. “Apesar da pandemia, todos os profissionais, professores e professoras da educação pública de Tefé criaram ações estratégicas didático-pedagógicas de adaptação, com o objetivo proporcionar mais qualidade no ensino dos estudantes da cidade e do interior”, disse o secretário.
O Programa “Busca Ativa Escolar” é uma estratégia composta por uma metodologia social e uma ferramenta tecnológica disponibilizadas gratuitamente para estados e municípios. Ela foi desenvolvida pelo UNICEF, em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e com apoio do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).
“A intenção é apoiar os governos na identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão. Por meio da Busca Ativa Escolar, municípios e estados têm dados concretos que possibilitarão planejar, desenvolver e implementar políticas públicas que contribuam para a garantia de direitos de meninas e meninos”, destacou Wagner Rocha da Silva, chefe do departamento de programas e políticas educacionais da SEMEEC e coordenador do Busca Ativa Escolar.
Fotos: Janderson Cordeiro | SEMCOM
Revisão: Augusto Gomes | Rodrigo Martins
Prefeitura de Tefé – Governo do Povo