A Prefeitura de Tefé, por meio da Secretaria Municipal de Educação, participou do Encontro Estadual de Educação Escolar Indígena, realizado entre os dias 28 e 30 de janeiro em Manaus (AM). O evento, promovido pelo FOREEIA, reuniu lideranças indígenas, instituições acadêmicas e órgãos governamentais para discutir o fortalecimento da educação nos territórios etnoeducacionais do estado.
A delegação de Tefé contou com lideranças indígenas, representantes do Departamento de Assuntos Indígenas, do Movimento de Juventude Indígena, do Fórum Municipal de Educação Escolar Indígena (FOMEEIT) e da Coordenação de Educação Indígena da UNIPI/MSA.
Com o tema “Fortalecendo as políticas de Educação frente às crises climáticas nos territórios etnoeducacionais do Amazonas”, o encontro resultou na criação de Grupos de Trabalho (GTs) que irão tratar de questões fundamentais como merenda, transporte e currículo pedagógico nas escolas indígenas.
Hemily Pastana Marinho, articuladora do FOREEIA, ressaltou a importância da participação de Tefé:
“A participação de Tefé foi fundamental para a criação dos GTs, que permitirão avanços na construção de políticas públicas voltadas à Educação Escolar Indígena no Amazonas.”
A Prefeitura reforça seu compromisso com o fortalecimento da educação indígena, garantindo inclusão, acesso e valorização dos saberes tradicionais.
Prefeitura de Tefé – Governo do Povo