Educação, Esporte e Cultura

Festival Folclórico de Tefé chega a 49a edição, conheça a história

O Festival Folclórico de Tefé chega à a 49a Edição, teve o início no final da década de 70 e passou a destaque através do sonho e incentivo do sr Domingos Franco de Amorim (Seu Moreno, popularmente conhecido).

Seu Moreno sempre foi um entusiasta que lutou pela valorização dos cordões Folclóricos como: a Ciranda, o Gambá, Dança do Índio, Currupião, Cacetinho, Barqueiro, Boi Bumbá, quadrilhas e etc. Tendo o folclore como um dos mais importantes traços culturais de nossa terra.

Tefé, sempre foi um celeiro de produção artístico-cultural, exportando para outros lugares criações, como a Ciranda que foi levada para o Município de Manacapuru, hoje com grande expressividade no Estado do Amazonas.

Por muitos anos, o Festival Folclórico de Tefé esteve adormecido, por falta de investimentos e incentivo do poder público municipal, porém desde 2017, o mesmo vem sendo resignificado ganhando proporções de nível estadual e atraindo milhares de turistas que prestigiam a cultura tefeense.

Em 2019, com muito esforço, dedicação e respeito por parte da gestão municipal, o Festival Folclórico de Tefé, totalmente repaginado será realizado pela primeira vez no Mirante das Mangueiras, trazendo a magnitude e a essência cultural do povo tefeense vestido de cores, magia, encanto simbolizando as nossas raízes.

A Prefeitura Municipal convida toda a população tefeense a prestigiar o 49° Festival Folclórico de Tefé e assim testemunhar uma apoteose de tradição e cultura.