Flor do Dia

O Projeto Flor do Dia tem como foco de intervenção principal a atenção hospitalar e rede básica para que haja a redução da taxa de cesarianas para números recomendados pela Organização Mundial de Saúde e Ministério da Saúde. Tendo como foco principal preparar as mães para realização de parto normal, dando esse apoio através de atividades físicas que ajude na diminuição do estresse, sentimento de medo e ansiedade.

O projeto visa , especificamente, preparar as gestantes Usuárias do Sistema Único de Saúde do Município de Tefé, através da prática de exercícios físicos, com foco no parto normal, estimulando estas mulheres a realizarem com afinco as consultas de pré-natal, trabalhando com o grupo a importância do aleitamento materno, estimulando de uma maneira dinâmica o comprometimento da futura mamãe com o seu bem-estar e com o do bebê no período pré e pós-natal. Considerando que o município de Tefé é polo regional, e possuía uma alta taxa de cesarianas e mortes materno-infantil, percebemos que havia uma necessidade do preparo destas gestantes para o parto normal humanizado, desta forma surgiu à implantação do programa Flor do Dia.

O programa nasceu em fevereiro de 2017, como fruto da necessidade de preparar as gestantes em trabalho de parto que davam entrada no setor da maternidade com sentimento de medo, ansiedade, estresse, despreparadas para o parto normal, muitas vezes pela falta de uma acompanhamento de um profissional ou as vezes pela própria má fama que a maternidade possuía, afinal o momento é muito sensível para mulher, e que quando tudo não ocorre de maneira tranquila, gera um alto índice de traumas pós-parto, para mudar essa realidade o projeto Flor do Dia foi criado.

As ações em sua maioria acontecem no Hospital Regional e também na rede básica de saúde. As gestantes passam pelo pré-natal e posteriormente, ocorre o acompanhamento do recém-nascido, principalmente com orientações que estejam voltadas para a amamentação que se faz de extrema necessário para o desenvolvimento dos bebês. Esse acompanhamento ocorre por quinzenas, e conta com especialistas de diferentes áreas, tudo para tornar essa fase da vida das gestantes a mais confortável possível.

Confira as fotos:

Projeto “Flor do Dia”: Grávidas recebem palestra com nutricionista – Imagem: Divulgação