Os efeitos das ações da Prefeitura Municipal de Tefé tomados de forma precoce e assertiva, ajudaram a conter a disseminação do vírus na cidade. Os dados foram analisados e comparados através da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia – SECTI com os dados disponibilizados pelas Secretarias Municipais.
Para efeito de comparação, foram escolhidas cidades similares à Tefé e que apresentavam números de casos confirmados similares ao do nosso município. Nesta primeira análise, a cidade de Tefé foi comparada com as cidades de Coari, Tabatinga e Maués.
O gráfico dinâmico mostra a evolução dos casos de COVID-19 em Tefé e comparando essa evolução com mais 3 municípios do interior do Amazonas (Tabatinga, Coari e Maués). O gráfico mostra como as ações implementadas pela Prefeitura de Tefé, juntamente com as demais instituições do Comitê de Crise contra o COVID-19 podem contribuir para um certo controle da situação.
O gráfico dinâmico possui os dados dos casos confirmados da Covid-19 entre os dias 11 de abril e 04 de maio, fornecidos pelo Ministério da Saúde, e explica como a curva do crescimento da pandemia em Tefé tem desacelerado comparado com as demais cidades.
“A partir desse gráfico dinâmico é possível ver nitidamente que a Prefeitura de Tefé tem tomado as decisões corretas e a curva sobe com certa desaceleração comparada à outras cidades. Isso deve-se essencialmente ao Isolamento Social além das demais ações tomadas pelo Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus”, afirma o secretário da SECTI – César Modesto.
Como ainda não temos uma vacina contra a Covid-19, César atribui ao isolamento social e medidas de quarentena adotadas pela Prefeitura como o fator capaz de frear o crescimento de novos infectados. “Mas a história poderia ter sido diferente se nada tivesse feito”, afirma o secretário comparado com as ações tomadas pelas outras cidades.
Lockdown –
Nesta terça-feira (5) a Prefeitura de Tefé decretou o Lockdown por 10 dias, das 15h até as 6h. A medida é forçar ainda mais o isolamento social afim de diminuir a proliferação na cidade.
Confira o vídeo: