# Charles Marie de La Condamine

- **Cargo:** Cientista francês, primeiro a descrever Tefé para a Europa
- **Mandato:** 1735 e 1743
- **Área:** Ciência e natureza
- **Naturalidade:** Paris, França

Charles Marie de La Condamine era o comandante da comissão científica criada pela Académie des Sciences de Paris para medir a circunferência da Terra em Lagunas, no Peru, e foi o primeiro cientista a descer o curso do Amazonas. Passou duas vezes por Tefé, e as suas anotações são o primeiro registro científico europeu sobre o lugar.

A primeira passagem foi em agosto de 1735, subindo o Solimões rumo ao Peru. Era administrador da missão o carmelita frei José de Santa Teresa Ribeiro, que o recebeu bem; La Condamine passou dois dias descansando e fazendo estudos. A segunda foi no final de agosto de 1743, na volta para a França, quando parou em Tefé para comprar suprimentos para a viagem até Belém.

Foi nessa segunda passagem que recolheu, em Caiambé, a lenda que explica o nome do lugar: contaram-lhe os índios que, na luta entre as amazonas e o espanhol Orellana, um grupo daquelas mulheres guerreiras fugiu em canoas rio Solimões acima, entrou no Purus, abandonou as canoas, embrenhou-se na floresta até a cabeceira de um rio e desceu por ele; na foz, a chefe Caiamé fundou com as suas guerreiras uma aldeia com o próprio nome, que mais tarde virou Caiambé.

Sobre a região, deixou escrito: "chegamos em cinco dias com suas noites, de San Pablo a Coari, sem contar quase dois dias que permanecemos nas Missões de Iviratuba, Tracuatua, Parauari e Tefé [...] as cinco primeiras se formaram com os restos das antigas missões do padre Samuel Fritz, e são uma aglomeração de grande número de tribos diferentes, a maior parte delas transplantadas." Nasceu em Paris em 28 de janeiro de 1701 e ali faleceu em 4 de fevereiro de 1774.

## Realizações

- **Primeiro registro científico europeu sobre Tefé** — Descreveu a missão de Tefé e as missões vizinhas do Solimões no relato de sua descida do Amazonas, publicado na Europa.
- **Registro da lenda de Caiamé** — Recolheu em Caiambé, com os índios, a narrativa sobre a chefe Caiamé e a fuga das amazonas depois do combate com Orellana.

---

Fonte oficial: https://tefe.am.gov.br/museu/hall-da-fama/charles-marie-de-la-condamine · Atualizado em 18 de agosto de 2026
