A Casa de Apoio de Tefé (CAT), vem em público esclarecer a divulgação do vídeo do paciente MARCIO CHAVIER, sobre as condições de atendimento, que veio para tratamento com cardiologista. Lembrando que ao chegar os usuários são orientados sobre Normas de bom convívio, visto que há vários leitos no mesmo salão/dormitório com vários tipos de pessoas e doenças, buscando evitar qualquer constrangimento, apresentando respeito para com todos, incluindo a limpeza do ambiente e produção das refeições no caso de ausência de servidores, visto que não é um estabelecimento ou unidade de saúde, e tão pouco um ‘hotel’, é um apoio para a Prefeitura hospedar alguns pacientes carentes e sem familiares em Manaus, onde se serve hospedagem, refeições e transporte, agilizado por toda sua equipe para: consultas, exames, e cirurgias na Rede do SUS Estadual.
No momento que o senhor Marcio e sua esposa, vieram de Tefé logo após sua queda, com corte na cabeça, ocorrido no período noturno, foi atendido em condições de urgência no SPA Alvorada, acompanhada da funcionária Mayane e seu marido. O sr. Marcio foi atendido pelo cirurgião e medicado, no entanto, o mesmo a recusou e foi encaminhado ao Hospital Pronto-Socorro João Lúcio (HPSJL), mas sem apoio daquela instituição para remoção.
Fato é que foi levado na manhã seguinte para o HPSJL, conduzido junto à Assistente Social e Técnica de Enfermagem, onde foi logo avaliado pelo Politrauma e Neurologista, realizando a tomografia, assim encaminhado ao cirurgião Buco-Maxilo no Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ), que no mesmo dia foi solicitado no SISREG e por enquanto estamos no aguardo. Devido seu acidente, foi suspenso seus procedimentos para avaliação cardiológica, priorizando o processo cirúrgico, na espera.
Considerando que mesmo com nossas limitações e com aumento da demanda, conseguimos atender em boas condições, os 12 leitos existentes ( 24 pessoas: paciente e acompanhante) com: Acolhimento, orientação e sem carência de alimento, água e energia tendo o suficiente para todos que nos procuram e contamos com uso racional de tudo na CAT, por ser patrimônio e serviço público, podendo várias pessoas utilizarem o mesmo bem e serviços com mesmo direito.
No entanto, nem todos têm o mesmo entendimento e educação, deixando de zelar pelo ambiente, principalmente no período noturno e finais de semana, acumulando sujeira e comida mal armazenada, e consequentemente, atraindo eventualmente a possibilidade de insetos, ratos e pombos, que são combatidos periodicamente, respeitando o tratamento, permanência e sensibilidade dos pacientes, devido as substancias tóxicas.
Lembrado que estamos período chuvoso, quando são mais frequentes estes animais, voltando até mesmo da rede de saneamento. E por vezes temos queda de energia e desatenção no manuseio de equipamentos que podem prejudicar o fornecimento de água e energia, considerando que não acontece só no interior, ocasionando assim, temporariamente o desabastecimento, o que nunca prejudicou o atendimento da CAT, e nem se tornou “desumano”, pois o que se percebe é que todos ficam mais solidários quando estão em tratamento e longe do seu lar, podendo ser tratados numa Casa de Apoio e entre conterrâneos, ficando aconchegante e acolhedor o ambiente, tudo pago pelos seus impostos e sob a administração do Prefeito Normando Bessa. Porém trabalhamos com a Real situação, pois buscamos “um novo momento para nossa cidade”.
Sempre procurando melhorar nossos serviços para população tefeense, ficamos abertos para criticas e sugestões, e se possível novas parcerias, nos colocando à disposição de todos para quaisquer esclarecimentos.
Roger Mendonça Reis
Coordenador da Casa de Apoio de Tefé em Manaus