Assistência Social e da Cidadania

Prefeito e primeira dama visitam Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes durante programação da Páscoa

Na tarde desta segunda-feira, (05), o prefeito Nicson Marreira e a primeira dama e Secretária Municipal da SEMASC, Kelly Barbosa, cumpriram agenda no Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes – SAICADI, (DAISAKU IKEDA), que funciona sob a coordenação da senhora Ellen Braga. A Subsecretária Municipal de Assistência Social e Cidadania, Ivone Mota de Brito, também acompanhou a visita.

O objetivo da visita foi realizar uma ação alusiva a Páscoa. “É fundamental pensarmos nas crianças e adolescentes que passaram por situações de abandono e maus tratos, principalmente, diante deste momento em que passamos. Essas crianças são nossos filhos e filhas, são nossa responsabilidade, enquanto, gestão do município”, sublinhou Kelly Barbosa, Secretária Municipal de Assistência Social e Cidadania.

O Centro de Acolhimento foi encontrado em situação de quase abandono. “Vale ressaltar que eu recebi o acolhimento em situação insalubre”, pontuou Ellen Braga, coordenadora do SAICADI.

Antes da atual administração, Ellen que é enfermeira de profissão, era voluntária e acompanhava de perto a realidade vivida, à época, mesmo assim auxiliava o trabalho conjunto interdisciplinar com a parceria de diversos profissionais. A partir da administração do prefeito Nicson Marreira e vice-prefeito Preto Veloso, o local já recebeu reformas, proporcionando mais qualidade no atendimento às crianças e adolescentes.

Criado em 2013, o SAICADI está sob administração do município, e desenvolve ações de acolhimento de crianças e adolescentes vitimadas de maus-tratos, além de prestar assistência psicológica, nutricional, além da doação de donativos. O local atende, atualmente, 12 crianças com idades de cinco meses até 14 anos de idade.

“Aqui, nós já desenvolvemos parte do nosso projeto de assistência ao Centro de Acolhimento. Isso pode ser visto nas reformas realizadas na estrutura do local, assim como, na contratação de profissionais capacitados para cuidarem de nossas crianças e adolescentes. Em breve pretendemos ampliar nosso projeto de assistência no SAICADI com novos investimentos e mais melhorias”, destacou o prefeito Nicson Marreira durante a visita.

Sobre a relevância das ações realizadas no Centro de Acolhimento, a subsecretária da SEMASC, Ivone Mota de Brito, assegura que todo trabalho realizado no centro é primordial para resguardar a vida das pessoas que são atendidas, periodicamente.

“Precisamos dar as mãos para essas crianças que foram deixadas para trás, precisamos ajudá-las nesse processo de restauração. A SEMASC abraça todas essas crianças com amor, porque entende a importância deste trabalho na vida desses seres humanos”, finaliza a subsecretária.

A realização da programação de Páscoa no SAICADI, contou com a ornamentação do local de profissionais da Secretaria Executiva de Cultura (Wilcelane, Israel, Renato e Vicente), e da psicóloga Ana Carolina Rocha.

Fotos: Augusto Sousa