Tefé será a primeira cidade do Interior do Amazonas, e uma das poucas do Brasil, a implantar Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação. O anúncio foi dado na quinta-feira (27/2) pelo Prefeito de Tefé, Normando Bessa de Sá, durante reunião com o grupo de secretários municipais na sede da Prefeitura Municipal de Tefé.
Josevaldo Modesto (César) comandará a pasta, que tem como finalidade o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação, bem como promover e apoiar ações e atividades de incentivo à pesquisa científica, à criação de tecnologia adequada para região e à inovação tecnológica.
O novo secretário é natural de Jaboatão dos Guararapes-PE, possui graduação em Normal Superior pela Universidade do Estado do Amazonas(2005). Atualmente é graduando do Curso de Engenharia Civil da Fametro, Unidade Tefé. Josevaldo desenvolveu por mais de dez anos a função de Coordenador de Operações de Logística do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM). Após este período assumiu as funções de Coordenador do Núcleo de Inovação e Tecnologias Sustentáveis (Nits) e de Gestor da Incubadora Mamirauá de Negócios Sustentáveis (IMNS). Possui experiência e capacitações profissionais em Tecnologia e Logística Intermodal (Universidade Central do Equador); Gestão da Inovação; Planejamento e Gestão de Incubadoras de Empresas (Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec); Propriedade Intelectual (INPI); Sensoriamento Remoto e Meteorologia por Satélite Aplicada à Hidrologia (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais –INPE); Prospecção Tecnológica e Inteligência Competitiva; Mineração de Dados; Modelagem Ambiental (INPA). Representou, de 2011 a 2019, o IDSM no Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia, FORTEC, Brasil; Em 2015, foi agraciado em segundo lugar com o Prêmio Professor Samuel Benchimol e Banco da Amazônia de Empreendedorismo Consciente com o projeto intitulado: Aeróstato Remoto de Telecomunicação e Sensoriamento para Inclusão Digital; Desde 2016 é integrante do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Sistemas Autônomos Cooperativos Aplicados à Segurança e Meio-Ambiente (INCT-SAC), criado pelo MCTIC e coordenado pela USP/São Carlos-SP; Participou de 2014 a 2018, como integrante, do projeto DRONI – Dirigível Robótico de Concepção Inovadora, projeto que congregou instituições CTI, UNICAMP, UFAM, ITA, IDSM, a cooperação com o Instituto Superior Técnico (IST) de Lisboa; Em 2019 integrou a equipe da Comissão Organizadora do Prêmio Prêmio Professor Samuel Benchimol e Banco da Amazônia de Empreendedorismo Consciente.
A Prefeitura de Tefé deseja boas vindas ao novo colaborador que chega para somar no crescimento de nossa cidade.