Defesa Civíl

Prefeitura de Tefé e Defesa Civil do Estado iniciam entrega de “Cartão S.O.S enchente”

Uma parceria entre a Defesa Civil do Amazonas e a Prefeitura de Tefé deve entregar cerca de 2.700 cartões de uso emergencial para famílias do Município. No primeiro momento já foram atendidos cerca de 10 bairros da zona urbana.
Nesta segunda-feira, (28), o prefeito Nicson Marreira recebeu em seu gabinete a equipe do governo do estado que é responsável pelo auxílio “S.O.S enchente” às centenas de famílias no Amazonas. A comitiva foi apresentada a equipe do município e em seguida iniciaram a distribuição dos cartões.
Representantes de famílias atingidas pela enchente histórica deste ano estão recebendo o recurso. A coordenação da Defesa Civil de Tefé afirma que os cartões “S.O.S enchente” beneficiarão 12 bairros da zona urbana e mais 62 comunidades do interior tefeense. O cadastro dos beneficiários é feito pelo aplicativo SASI, por meio de parceria entre os órgãos de Defesa Civil do estado e municípios. O benefício, pago em parcela única de R$ 300, será concedido para 100 mil famílias, em todo o estado, que tiverem suas moradias invadidas pela cheia dos rios.
As equipes têm ido às casas atingidas pela enchente para fazer o registro dos dados das famílias no aplicativo e no mesmo momento já fazem a entrega do cartão. O número do cartão é inserido no cadastro, junto a um registro fotográfico do beneficiário. O prazo de validação do cadastro é de até 48 horas após a entrega do cartão.
A primeira dama e Secretária de Assistência Social e Cidadania (SEMASC), Kelly Barbosa, e o prefeito Nicson Marreira, acompanhados da comitiva da Defesa Civil do Estado, estiveram presentes durante as primeiras entregas dos cartões nesta quarta-feira, (30).
O Governo do Estado apontou que o Auxílio Estadual Enchente vai injetar R$ 30 milhões na economia. Assim, os investimentos do Governo do Amazonas na enchente 2021 somam R$ 97 milhões, uma vez que as demais ações da Operação Enchente têm previsão total de R$ 67 milhões em recursos.
Fotos: Augusto Souza | SEMCOM
Revisão: Augusto Gomes | Rodrigo Martins