Iluminação Pública

Prefeitura de Tefé instala iluminação LED em ruas do município

A Prefeitura de Tefé, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana – SEMIUR, iniciou a substituição de luminárias tradicionais do bairro de Santa Teresa por lâmpadas de LED, que tem consumo de energia, consideravelmente, reduzido em relação à iluminação incandescente ou fluorescente, além de vida útil mais longa.

Na manhã desta quarta-feira, (24/3), a rua Campinas, localizada no bairro de Santa Teresa, foi a mais nova rua contemplada com o novo sistema de iluminação LED. A Equipe da Infraestrutura responsável pelo trabalho na iluminação pública está realizando importantes ações de substituição das antigas lâmpadas, por lâmpadas LED, garantindo uma iluminação com muito mais qualidade.

A rua Jericó e Bom Jesus, no bairro de Jerusalém, também estão no cronograma de substituição de lâmpadas do Setor de iluminação pública.

O que muda com o LED?

Tecnicamente, a iluminação por luminárias de LED trará maior eficiência em luminosidade ao local. Medido em Lúmen, o fluxo luminoso com o LED é maior quando comparado ao fluxo com lâmpadas a vapor de sódio. Enquanto, a nova chega à medida de 130 Lumens por Watt (W), a iluminação convencional, com lâmpadas de vapor de sódio, atinge apenas 40 lumens por watt. Ao invés dos 280W utilizados por uma lâmpada de sódio, a de LED utiliza apenas 120W.

Assim, a nova tecnologia oferece melhor iluminação, com menor consumo de energia. A durabilidade das luminárias de LED chega a ser quase quatro vezes maior do que a de vapor de sódio, chegando a 55 mil horas (utilidade de 12 anos).

...