Infraestrutura Urbana

Prefeitura de Tefé instala iluminação LED na rua Porto Alegre no Bairro do Abial

A Prefeitura de Tefé, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana – SEMIUR, iniciou a substituição de luminárias tradicionais do bairro do Abial por lâmpadas de LED, que tem consumo de energia consideravelmente reduzido em relação à iluminação incandescente ou fluorescente, além de vida útil mais longa.

Na noite da última quinta-feira (4), a rua Porto Alegre, localizada no bairro do Abial, foi a mais nova rua contemplada com o novo sistema de iluminação LED. Nossa Equipe da Infraestrutura responsável pelo trabalho na iluminação pública está realizando importantes ações de substituição das antigas lâmpadas, por lâmpadas LED, garantindo uma iluminação com muito mais qualidade.

O que muda com o LED?

Tecnicamente, a iluminação por luminárias de LED trará maior eficiência em luminosidade ao local. Medido em Lúmen, o fluxo luminoso com o LED é maior quando comparado ao fluxo com lâmpadas a vapor de sódio.

Enquanto a nova chega à medida de 130 Lumens por Watt (W), a iluminação convencional, com lâmpadas de vapor de sódio, atinge apenas 40 lumens por watt. Ao invés dos 280W utilizados por uma lâmpada de sódio, a de LED utiliza apenas 120W.

Ou seja, a nova tecnologia oferece melhor iluminação, com menor consumo de energia. A durabilidade das luminárias de LED chega a ser quase quatro vezes maior do que a de vapor de sódio, chegando a 55 mil horas (utilidade de 12 anos).