Amazonas Sustentável

Prefeitura de Tefé participa de encerramento do Projeto Amazonas Sustentável

Na última quinta-feira, (24), a Prefeitura de Tefé participou da programação da solenidade de encerramento do “’Projeto Amazonas Sustentável – Ação 3 – Formação de Professores do Multisseriado” (PAS), realizado pela Fundação Amazonas Sustentável (FAS) em parceria com a Petrobras, e a Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura (SEMEEC). O evento contou com a participação de autoridades do município e representantes da FAS – Fundação Amazônia Sustentável.
A solenidade aconteceu durante a manhã e tarde, no Ginásio Poliesportivo da Escola Estadual Corintho Borges Façanha, localizada na Estrada do Aeroporto. Estiveram presentes representantes coordenadores da Semeec Tefé, Cristiano Gonçalves Pires, secretário de governo representando o prefeito Nicson Marreira, Vereador Prof. Manuel Situba , Sônia Maria Pereira Solart, secretária de educação em exercício, Escola de Música Santa Cecília, grupo de dança indígena da Aldeia Apurinã, da comunidade do Severino, dentre professores e alunos do projeto.
De iniciativa da Fundação Amazonas Sustentável (FAS) em parceria com a Petróleo Brasileiros S.A (Petrobras), o projeto “Amazonas Sustentável” tem o objetivo de promover a conservação ambiental, contribuir para o desenvolvimento local e na melhoria das condições de vida ribeirinha.
“A formação continuada tem como objetivo contribuir na prática pedagógica dos professores que atuam nas escolas do campo com turmas multisseriadas, nos anos iniciais do Ensino Fundamental e Educação Infantil. As formações do PAS (Projeto Amazonas Sustentável) foram embasadas na pedagogia Histórico Crítica, com metodologias voltadas para o Multisseriado”, disse Silvana Barbosa de Souza, Gestora Pedagógica do Projeto.
Tefé é o terceiro município contemplado pelo projeto. No Estado do Amazonas, além do município tefeense, Coari, Uarini e Maraã também fazem parte da iniciativa. Em 2019, ocorreram oito formações no formato presencial, em dois municípios. Em 2020, em formato online, foram realizadas mais oito capacitações em mais dois municípios simultaneamente. E em 2021, ocorreu um seminário de integração por município.
A secretária de educação em exercício, Sônia Maria Pereira Solart, destacou a importância do Projeto para os professores e alunos das comunidades ribeirinhas do município. “A FAS tem sido uma grande parceira em iniciativas como essa do PAS, agradecemos também a Petrobras, aos coordenadores da SEMEEC, e o prefeito Nicson Marreira e Vice-prefeito, Preto Veloso, pelo extenso apoio para com a educação”, pontuou a secretária.
Em 2019, participaram 430 professores e 7.200 alunos, em 209 comunidades e 212 escolas. Em 2020, foram 289 professores e 4.102 alunos participantes do projeto, em 129 comunidades e 132 escolas. Duas escolas foram contempladas com o sotfware EDK em Tefé. O Software facilita o acesso ao teste em áreas remotas da Amazônia e outras regiões do país, possibilitando a avaliação de estudantes em tempo real. Além de Tefé, no município de Coari, duas escolas tiveram a presença da tecnologia. Em Maraã uma escola e em Uarini mais duas escolas.
Fotos: Augusto Gomes | SEMCOM
Revisão: Augusto Gomes | Rodrigo Martins