SECTI

Prefeitura promoverá 1ª Gincana de Robótica em edição especial dos 166 anos de Tefé

Como parte das comemorações do aniversário de Tefé, no dia 15 de junho, a Prefeitura irá promover pela primeira vez no município a Gincana Municipal de Robótica. A atividade será realizada com a participação de escolas das redes municipais e estaduais de ensino, que foram sorteadas e convidadas a formar suas equipes.

Os alunos foram selecionados pelos próprios professores das escolas e participarão, previamente, de um treinamento para manuseio, construção e programação de robôs. Durante a gincana, que será transmitida através de Live no Instagram da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (@secti_tefe), os participantes terão três desafios para cumprir.

Primeiramente, os participantes terão que construir e programar um robô, para a realização de alguns comandos pré-estabelecidos. O próximo desafio será um quiz de perguntas e respostas sobre a história de Tefé, que será realizado a partir de um robô que utiliza de display de LCD. Já no terceiro desafio, os estudantes terão que participar de um circuito com obstáculos para robôs.

O Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do município, Daniel Sacha, enfatiza que este é um evento importante não só pelo entretenimento e lazer, mas também para o aprendizado dos participantes. “Além de proporcionar entretenimento, a Gincana de Robótica é um evento que marca o início dos trabalhos no Laboratório Municipal de Robótica, dando o pontapé inicial nas ações que incentivam a curiosidade, o aprimoramento de técnicas de programação e montagem de robôs, o trabalho em equipe, e também oferece a troca de experiências e o intercâmbio entre as escolas”, afirma Sacha.

A gincana ocorrerá no Laboratório Municipal de Robótica, com o apoio da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI) e a Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura (SEMEEC). Após a entrega de certificados e premiações, haverá um coquetel de encerramento. Além de ter o acompanhamento dos professores das escolas, o evento adotará todas as medidas de segurança do Ministério da Saúde contra a COVID-19.

Fotos: Acervo SECTI