SECTI

Prefeitura promoverá 1ª Gincana de Robótica em edição especial dos 166 anos de Tefé

COMPARTILHAR

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on telegram
Share on twitter
Share on linkedin

Como parte das comemorações do aniversário de Tefé, no dia 15 de junho, a Prefeitura irá promover pela primeira vez no município a Gincana Municipal de Robótica. A atividade será realizada com a participação de escolas das redes municipais e estaduais de ensino, que foram sorteadas e convidadas a formar suas equipes.

Os alunos foram selecionados pelos próprios professores das escolas e participarão, previamente, de um treinamento para manuseio, construção e programação de robôs. Durante a gincana, que será transmitida através de Live no Instagram da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (@secti_tefe), os participantes terão três desafios para cumprir.

Primeiramente, os participantes terão que construir e programar um robô, para a realização de alguns comandos pré-estabelecidos. O próximo desafio será um quiz de perguntas e respostas sobre a história de Tefé, que será realizado a partir de um robô que utiliza de display de LCD. Já no terceiro desafio, os estudantes terão que participar de um circuito com obstáculos para robôs.

O Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do município, Daniel Sacha, enfatiza que este é um evento importante não só pelo entretenimento e lazer, mas também para o aprendizado dos participantes. “Além de proporcionar entretenimento, a Gincana de Robótica é um evento que marca o início dos trabalhos no Laboratório Municipal de Robótica, dando o pontapé inicial nas ações que incentivam a curiosidade, o aprimoramento de técnicas de programação e montagem de robôs, o trabalho em equipe, e também oferece a troca de experiências e o intercâmbio entre as escolas”, afirma Sacha.

A gincana ocorrerá no Laboratório Municipal de Robótica, com o apoio da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI) e a Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura (SEMEEC). Após a entrega de certificados e premiações, haverá um coquetel de encerramento. Além de ter o acompanhamento dos professores das escolas, o evento adotará todas as medidas de segurança do Ministério da Saúde contra a COVID-19.

Fotos: Acervo SECTI
Prefeitura de Tefé – Governo do Povo