Educação

Prefeitura realiza evento que aborda educação especial com ênfase em deficiência intelectual

Nesta sexta-feira, (30), a Prefeitura de Tefé, através da Escola Municipal de Educação Infantil Professor Calisto Pereira Cavalcante, realizou o evento sobre educação inclusiva com foco em deficiência intelectual em tempos de pandemia. A solenidade discutiu sobre os desafios na formação docente para a educação inclusiva, considerando o cenário atual de pandemia.

A programação aconteceu na última sexta-feira, (30), na Escola Municipal de Educação Infantil Professor Calisto Pereira Cavalcante e contou com a presença da Subsecretária de educação, Maria Sônia Solart, professores e corpo administrativo da unidade educacional.

No evento, houve amostra de atividades desenvolvidas pela Educação Especial na Escola Calisto, além de palestras com ênfase na “Deficiência Intelectual nestes tempos de pandemia”, “Educação Física como um meio para a inclusão e qualidade de vida de docentes e discentes”, “O atendimento Educacional Especializado (AEE) e as atribuições do professor da sala de Recursos Multifuncionais”. O evento encerrou com um debate entre os participantes e o feedback da programação.

A Educação Especial e Inclusiva é definida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) como modalidade de ensino destinada aos “educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação”. Desse modo, esta área possui práticas pedagógicas específicas.

Já o Atendimento Educacional Especializado (AEE) tem a função de identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a participação dos alunos, ao considerar suas necessidades específicas.

Fotos: Afonso do Prazeres

Pode ser uma imagem de 2 pessoas, pessoas em pé e texto que diz "EDUCAÇÃO ESPECIAL COM ÊNFASE EM DEFICIÊNCIA EM TEM INTELECTUAL PANDEMIA PREFEITURAD TEFE GOVERNO DO POVO prefeituratefe"
Pode ser uma imagem de uma ou mais pessoas, pessoas sentadas, pessoas em pé e área internaPode ser uma imagem de 2 pessoas, pessoas em pé e texto que diz "EDUCAÇÃO ESPECIAL COM ÊNFASE EM DEFICIÊNCIA EM TEMP INTELECTUAL E PANDEMIA PREFEITURA TEFE GOVERNODO POVO Irm prefeituratefe"Pode ser uma imagem de 1 pessoa, em pé, área interna e texto que diz "EDUCAÇÃO ESPECIAL COM ENFASEE ENFASE DEFICIENCIA 1 INTELECTUAL TEXPOS DE PANDEMIA BCD BCD PREFEITURAD TEFE GOVERNO DO POVO Inam prefeituratefe"Pode ser uma imagem de 1 pessoa, em pé e texto que diz "EDUCASÇÃO ESPECIAL COM ENFASE EM DEFICIÊNCIA EM TEMPOS INTELECTUAL PANDEMIA PREFEITURADE TEFE GOVERNO DO POVO prefeituratefe"Pode ser uma imagem de 1 pessoa, em pé e texto que diz "EDUCAÇÃO ESPECIAL COM ENFASE EM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL EM TEMPO PANDEMIA PREFEITURADE TEEE GOVERNO DO POVO prefeituratefe"Pode ser uma imagem de área internaPode ser uma imagem de 1 pessoa, em pé e texto que diz "EDUCAÇÃO ESPECIAL COM ÊNFASE EM DEFICIÊNCIA EM TEMP INTELECTUAL PANDEMIA PREFEITURADE TEFE GOVERNO DO POVO prefeituratefe"
...