Prefeitura realiza trabalho de conscientização no Centro do município

Nesta terça-feira, (9), a Prefeitura de Tefé, através da Coordenação de Endemias, vinculada à Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), gerida pela secretária Lecita Marreira, realizou diversas atividades de visitas às residências do Centro de Tefé. A ação teve o objetivo de apresentar aos moradores a importância educação em saúde, do combate e tratamento da Dengue.

Durante a tarde, além do Centro, foram desenvolvidas atividades de bloqueios de casos notificados no bairro de Olaria, visando diminuir o índice de mosquito Aedes Aegypti, mosquito transmissor da doença viral. O encerramento da ação aconteceu com uma capacitação sobre a Dengue, e foi direcionada para professores e gestores municipais e estaduais.

“Muito obrigado a todos aqueles que estão colaborando para que esta atividade esteja acontecendo com sucesso”, pontuou a Secretária de Saúde, Lecita Marreira.

As equipes do Programa Estadual de Combate às Arboviroses, coordenado pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), destacam que dos 7.832 casos notificados de dengue no Amazonas, de janeiro a 15 de maio de 2021, 3.057 são em Manaus. O maior número de registro de notificações da doença, a capital do estado é seguida por Envira (588), Tefé (463), Iranduba (424), Manicoré (389), Lábrea (378), Tabatinga (356), Guajará (343), Humaitá (287), e Eirunepé (264).

Já no cenário de óbitos por dengue, de janeiro a 15 de maio de 2021, foram registradas quatro mortes em decorrência da doença no Amazonas, sendo em Tefé (2), Manaus (1) e Eirunepé (1). Conforme dados gerenciados pela FVS-AM, foram registrados de janeiro a 15 de maio de 2021, 63 casos notificados de chikungunya e 58 casos notificados de zika no Amazonas. Não há registro de notificação por febre amarela no estado.

Fotos: Acervo da SEMSA

...