Um grupo de 30 mulheres agricultoras da comunidade Missão, zona rural de Tefé, está buscando o reconhecimento de certificação orgânica coletiva para venda direta ao consumidor.
Para isso contam com o apoio financeiro da Prefeitura de Tefé, por meio da Secretaria de Produção e do SEBRAE, para contratação de consultoria especializada além do apoio institucional da UEA, IFAM, IDSM, IDAM, ADS.
Esta é a primeira certificação orgânica coletiva do Médio Solimões e permitirá agregação de valor aos produtos oriundos da agricultura familiar.
A atividade da última terça-feira (24/11), ocorreu na Comunidade da Missão e contou com a presença de Osaniel Nunes, do Ministério da Agricultura, que é quem concede a autorização.

No último sábado (1º/8), durante ação voltada ao fortalecimento do setor primário em Tefé, o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror) em parceria com a Prefeitura Municipal de Tefé, lançou três editais de chamamento público voltados aos pescadores ornamentais e artesanais da região, como forma de fomentar a economia do município e fortalecer as atividades afetadas pela pandemia de Covid-19.
No evento, também foi anunciada a segunda etapa da campanha “Amazonas Sem Febre Aftosa” e realizado o cadastramento do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) 2020/2021. O secretário titular da Sepror, Petrucio Magalhães Júnior, relatou que os editais vão apoiar o pescador e ajudá-los a fomentar a atividade.
(mais…)
Uma ação conjunta entre o Governo do Estado do Amazonas e a Prefeitura Municipal de Tefé, voltada ao fortalecimento e aquecimento do Setor Primário, aconteceu neste sábado no município.
(mais…)
Na manhã da última sexta-feira (24/7), o Prefeito de Tefé, Normando Bessa de Sá, inaugurou a Sala do Agricultor. Uma importante ação da Prefeitura de Tefé, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE, Instituto de Desenvolvimento Agropecuário do Estado do Amazonas – IDAM, o Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá e outras instituições. (mais…)
Na manhã desta segunda-feira (06), tomou posse a nova Secretária Municipal de Produção Abastecimento e Desenvolvimento Rural – SEMPA, Lene Anaquiri, assume a pasta com a missão de dar continuidade aos projetos que vêm sendo desenvolvidos, buscando auxiliar o desenvolvimento da produção rural. (mais…)
A Prefeitura Municipal de Tefé, por meio Secretaria Municipal de Produção e Abastecimento (SEMPA), participou na última quarta-feira (18), de uma reunião com a Empresa Brasileira de Pesquisa (EMBRAPA), para tratar sobre o Projeto Mandiotec inserido no município de Tefé.
Na última sexta-feira (06/3) uma equipe da Prefeitura de Tefé, composta pelo Secretário Municipal de Produção e Abastecimento – SEMPA, Antônio Nascimento e pelo Coordenador Técnico Francisco Pinheiro (França) juntamente com pesquisadores da EMBRAPA, Inocêncio Junior de Oliveira e João Ferdinando Barreto, realizaram uma visita técnica na Unidade Demonstrativa de Mandioca, localizada na Comunidade de Cairara, Zona Rural de Tefé.
No último sábado, (7/3) aconteceu no Mirante das Mangueiras, em Tefé, do período de 7h às 13h40, a 1ª edição da Feira do Jacaré-açu Manejado, uma realização do Instituto Mamirauá, através da Coordenação do Manejo do Jacaré e do Acordo do Jacaré Manejado da Comunicade do Jarauá com apoio da Prefeitura Municipal de Tefé.
Durante a feira foram comercializados 600kg de jacaré-açu, com cortes divididos em: pescoço, costela, lombo, coxa, sobrecoxa e o rabo, os preços variaram de R$6 a R$15 o quilo.
A Prefeitura de Tefé, através da Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Sanitária, realizou manhã desta sexta-feira (06), no auditório do CETAM, o curso de Boas Práticas na Manipulação de Alimentos direcionado aos permissionários da Feira Municipal de Tefé, atuantes no ramo da alimentação (restaurante e café da manhã).
(mais…)
A Prefeitura Municipal de Tefé, através da Secretaria Municipal de Produção, Abastecimento, Desenvolvimento Rural e Sustentável e a Secretaria Municipal de Educação, promoveu na última quarta-feira (22), uma reunião com os agricultores e produtores rurais dos municípios de Tefé, Alvarães, Amanã, Maraã e Fonte Boa. (mais…)