Coronavírus Tefé
Momento Com o Prefeito

Renascer

O Centro Municipal de Convivência da Família – CMCF é um equipamento social, que pertence a proteção social básica do Sistema Único de Assistência Social- SUAS, referenciado ao Centro de Referência de Assistência Social – CRAS I. Seu objetivo é prevenir situações de vulnerabilidade e risco social por meio de ações preventivas, socioeducativas, culturais, esportivas e de lazer, provendo assim melhoria da qualidade de vida as famílias de Tefé.

Enquanto que o “Projeto Renascer, surgiu com o propósito de articular os vários miniprojetos, oficinas, atividades e ações do CMCF, em um único projeto que beneficiasse principalmente as famílias que se encontrem em situação de vulnerabilidade social em decorrência de problemas de saúde, acarretados principalmente pela depressão, stress, ansiedade, tristeza profunda e dentre outros problemas gerados pelas doenças psicológicas.

O objetivo geral do projeto Renascer é sem dúvida melhorar a qualidade de vida de crianças, adolescentes, gestantes e idosos por meio das ações intersetoriais da assistência social, da cultura, do esporte, da dança, da educação, da música, das produções audiovisuais e da fisioterapia.

Bem como, temos como objetivos específicos, resgatar a alegria de viver de pessoas que sofrem com doenças psicológicas, como a depressão e baixo- autoestima; do mesmo modo que visa prevenir agravos de saúde decorrentes da obesidade e do sedentarismo de crianças, adolescentes, gestantes e pessoas idosas; também é seu objetivo, tirar as crianças e adolescentes da ociosidade, do mundo das drogas, dos vícios dos jogos de celulares e demais situações de risco e vulnerabilidade social; além disso, buscamos também trabalhamos com as gestantes, pois nosso objetivo é valorizar a gestação como o momento mais propício para prevenção de doenças tanto da mãe quanto do bebê, lhes proporcionando exercícios, fisioterapia e hidroterapia, desta forma suavizando as dores e os incômodos físicos de gestar um ser humano.

Trata-se de um projeto que se operacionaliza por meio de equipe multiprofissional, composta por 1(uma) Assistente Social, 01 ( fisioterapeuta) 2 (dois) estagiários de Educação Física, 03 (três) Orientadores Sociais e 1 (uma) técnica de enfermagem que trabalham de forma intersetorial como os demais equipamentos sociais da SEMASC e com a parceria da Secretária Municipal de Comunicação, Secretária Municipal de Saúde e Secretária Municipal de Educação.

Por meio desse trabalho coletivo o projeto RENASCER, tem conseguido que pessoas superem a depressão, melhorem a autoestima, que crianças e adolescentes ocupem suas mentes deixando de se auto mutilarem, que grávidas complementem seu pré-natal com atividades físicas que lhe promovam bem estar físico, mental e social. Em fim o projeto tem suscitado, tem feito vidas renascerem, pois os participantes com depressão, a ansiedade, a automutilação, como bem diz nosso lema começaram a se mexer e mandaram a tristeza embora. Para melhor entendimento, destacamos na tabela abaixo as atividades que tem contribuído para que suscitem dentro de si um renascimento:

• Arte e Comunicação na 3ª idade;
• Projeto: Gestantes em Movimento,
• Projeto: Capoeira Inclusiva na 3ª Idade;
• Ginástica para os Idosos,
• Hidroginástica – para adultos e idosos,
• Hidroterapia – para adultos idosos e gestantes,
• funcional adaptado – para adultos e idosos,
• Zumba – para adolescentes, adultos e idosos,
• Dança infantil,
• Escolinha de futsal,
• Vôlei para adolescentes e Jovens,
• Capoeira para crianças e adolescentes
• Natação para crianças;
• Tênis de mesa para crianças e adolescente;
• Jiu-Jitsu e;
• Oficinas de produção de artesanato com crianças, adolescentes, adultos e idosos.

Nosso projeto tem contribuído diretamente com a vida de 170 crianças, 130 adolescentes, 170 idosos e 155 pessoas adultas. Deste modo consideramos de extraordinária relevância social um projeto que atende indiretamente mensalmente 622 famílias.
Nossas ações dispõem de abordagem metodológica educativa e qualitativa, onde as pessoas são as peças fundamentais, são as grandes protagonistas de todas as ações desenvolvidas, bem como são o capital social mais precioso para a transformação social que começa pela vida de cada pessoa que participa deste grande complexo de atividades chamado “Projeto Renascer.

METODOLOGIA

Por meio desta metodologia participativa, buscamos incentivar e cultivar entre os nossos participantes o seu papel social na sua família e na sua sociedade, colaborando para que eles percebam que seus conhecimentos são relevantes para história social local e para a identidade cultural de Tefé e para superaram a depressão, baixo autoestima, crises de estresses e de ansiedade, problemas sociais provenientes de conflitos familiares, problemas de saúde provenientes principalmente do sedentarismo, ou seja da falta de exercícios físicos entre outros problemas sociais e de saúde, todos nossas atividades são planejadas semanalmente, sempre em equipe e avaliadas semanalmente e mensalmente.

Mais informações:

PROJETO RENASCER

Lema: “Mexa-se e Mande essa Tristeza embora”

  • Referência do Projeto: Seguimento Social (Assistência Social)

PROPONENTE: Centro Municipal de Convivência da Família- CMCF

Nome: Naraiza Caldas Lira

RG: 1823772-0

Profissão: Assistente Social e Coordenadora do CMCF

Fone: (97) 98406-6261

E-mail: naraizacoari@hotmail.com

Endereço: Rua Raimundo Pires nº345- Monte Castelo (Vila Buriti)

Cidade:       Tefé                    Estado:        AM                        CEP:69470-000

2017-2019© Prefeitura Municipal de Tefé - Um novo momento para nossa cidade.