Tefé Futsal
Momento Com o Prefeito

Voz do Coração

O projeto Voz do Coração é um projeto voltado para incentivar a prática do canto e instrumentos nas escolas Municipais de Tefé com o Objetivo de atender as crianças da Rede Municipal de ensino, principalmente as escolas que estão situadas em áreas de risco e vulnerabilidade, oferecendo as crianças mais humildes uma opção de formação para complementar o processo de ensino e aprendizagem desses pequenos cidadãos. Além das aulas de canto, outro objetivo é proporcionar aulas de flautas e violão, visando através da vivência e compreensão da linguagem musical, propiciar a abertura de canais sensoriais, facilitando a expressão de emoções, ampliando a cultura geral e contribuindo para a formação integral dessas crianças e adolescentes.

JUSTIFICATIVA
O projeto Voz do Coração visa descobrir talentos para o canto na rede municipal de ensino, para assim formar um pequeno coral municipal de crianças e adolescentes. O projeto que também tem como finalidade servir não apenas como ensino técnico na área de canto, mais, além disso, oferecer uma saída para que os participantes possam transformar suas vidas, servindo como complemento no ensino e na formação dos alunos.
A música é, entre as formas de expressão humana, a mais completa. Nela, e através dela, o homem, independente da idade, coloca todas as suas emoções, sensações e percepções em relação a si mesmo e ao mundo. É, porém, na infância que a exploração dos sons das mais variadas naturezas assume relevante presença e importância. A música servirá como complemento na formação dos educandos, esse contato interdisciplinar entre o que ensinado pela escola e o que é aprendido no projeto serão de grande valia para o desenvolvimento da estudante. Sabemos o quanto, políticas públicas foram escarças em nosso município, na verdade em todo país, e ainda é, mesmo com a Lei Nº 11.769, de 18 de Agosto de 2008, que torna o ensino de música obrigatório no componente curricular, as dificuldades para que de fato a lei seja cumprida são vários, com apoio da Prefeitura Municipal de Tefé, podemos fazer a educação de Tefé, tomar a dianteira nesse quesito.
Segundo a Base Nacional Comum Curricular – BNCC, ao se referi a música frisando que: “as práticas de criar, ler, produzir, construir, exteriorizar e refletir sobre formas artísticas. A sensibilidade, a intuição, o pensamento, as emoções e as subjetividades se manifestam como formas de expressão no processo de aprendizagem” (BNCC,2017), a música sem dúvidas se incluir no “exteriorizar”, pois através do canto, os alunos adquirirão a arte da retórica, o que ajudará no futuro a se comunicar e se expressar melhor, contribuindo assim para formação de cidadãos ativos e pensante para o mundo atual.
Outro lado do projeto que há de ser citado, sem dúvidas, é sua parte inclusiva, não só pelo fato de ser direcionado a crianças carentes, vinda de famílias de baixa renda, mas sim, porque o público alvo do projeto também se estende para crianças com deficiência, gerando assim, inclusão para essa parcela de nossa cidade, que durante tanto tempo foi segregada de políticas públicas.

METODOLOGIA

As aulas são realizadas das 17:45 hrs às 19:00 hrs, sendo 15 minutos para aquecimento vocal e 1 hora para prática do canto e ensaio dos instrumentos flauta e violão, as aulas que serão sempre acompanhadas pelos professores responsáveis, fará observações e dando dicas, para desenvolver ao seu potencial máximo o educando.
Serão ensaiadas músicas sempre nos dias pré-estabelecidos e seguindo um repertório e um plano de trabalho , deixando os integrantes do coral aptos a participar de apresentações municipais, sejam da própria administração ou mesmo de solenidades de outras esferas, desde que comunicado previamente.

ACESSIBILIDADE E DEMOCRATIZAÇÃO

O Coral também abre oportunidades a pessoas com deficiências com salas acessíveis, tendo como componentes alunos cadeirantes e de deficiência auditiva que através da libras oportunizam a apresentação dos Sinais. O foco principal do projeto é envolver musicalmente pessoas, independentes de raça, credo ou escolhas, comprometidas com o fazer musical de qualidade. Partes das pessoas já integradas são provenientes de famílias de baixa renda, com pouca ou nenhuma outra possibilidade, até então, de participação em atividades sociais, musicais e culturais.
A participação nas atividades aqui proposta será gratuita, bem como o acesso às apresentações públicas no âmbito deste projeto, será franco. É nosso foco promover o contato de classes menos favorecidas com a música e com o fazer musical, estimulando a produção e o consumo cultural, independentemente de serem artistas ou plateia, além de promover a convivência e compartilhamento de vivências entre indivíduos de diferentes contextos culturais e sociais.

PÚBLICO ALVO

Alunos na faixa etária de idade de 13 à 15 anos, matriculados na rede municipal de ensino, cursando do 6º ano ao 9º ano, em situação de carência nas escolas pré-selecionadas e também crianças com deficiências.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

Idealizador (a) do Projeto: Prefeitura Municipal de Tefé

Voluntários:

Professor de Musica, Maestro: Mateus Rodrigues da Silva.

Professor de Flauta e Sopro: Joás Rodrigues Cauper

Professor de Violão: Sandro Passos Ferreira Junior

Professora Coordenadora: Adriana de Oliveira Soares

Secretária de Educação: Maurilandi Ramos Gualberto

Secretaria Responsável: Secretária Municipal de Educação – SEMED

Secretarias Parceiras:  Secretaria Comunicação e Esporte e Demais Secretarias

Local das Atividades: Temporariamente na Escola Walter Cabral

Horário e dias das Atividades: 2 aulas  semanais (quartas e sextas – feiras), das 17:45 às 19 horas

Público Alvo: Alunos do Ensino Fundamental da Rede Municipal – 60 alunos

Pessoas Beneficiadas: diretamente  60 alunos da rede municipal, indiretamente mais de 100 pessoas.

Apoio e Incentivo da prefeitura ao Projeto: Logística dos alunos

Material Didático, Instrumentos, Caixa de som, Microfone e outros.

Confira as fotos:

2017-2019© Prefeitura Municipal de Tefé - Um novo momento para nossa cidade.