A Prefeitura Municipal de Tefé foi destaque no Conselho Regional de Farmácia do Amazonas (CRFAM), no último dia 17 de junho, ao garantir boas mudanças no atendimento ao cidadão.
A farmacêutica Lecita Marreira está à frente da Secretaria Municipal de Tefé desde o início de 2021. Apesar do cenário difícil de pandemia da Covid-19, a secretária já conseguiu colher alguns frutos que refletiram diretamente no atendimento ao cidadão de Tefé, como a ampliação do atendimento em Unidades Básicas de Saúde, descentralização da distribuição de medicamentos, além do oferecimento de teste rápido de antígeno para covid-19.
Farmacêutica bioquímica, Lecita possui extensa experiência na área, incluindo a gerência de triagem e neonatal da Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam), o que colabora na boa condução dos trabalhos em uma das pastas mais importantes do município.
“A visão dos farmacêuticos é macro. Somos profissionais que compreendemos tanto a necessidade da atenção primária quanto os serviços oferecidos pela UBS, além do atendimento nos serviços de média e alta complexidade”, pontuou Lecita. “Nós temos a necessidade de fazer com que os serviços funcionem. E profissionais da SEMSA Tefé abraçaram a causa e, juntamente com o prefeito Nicson Marreira , vamos realizar mais conquistas”.
Entre os avanços de sua gestão, a secretária destaca a ampliação do atendimento de três unidades de saúde até às 23h, para desafogar o atendimento do único hospital de Tefé; a oferta do teste rápido de antígeno para Covid-19; além da entrega dos medicamentos na própria unidade de atendimento.
“Tefé possuía uma única farmácia central para toda cidade. Então contratamos farmacêuticos e descentralizamos a distribuição dos medicamentos. Dessa forma o usuário recebe os medicamentos na mesma unidade de saúde onde foi atendido. Foi uma mudança de paradigma e a população agradece. Oferecemos acessibilidade aos usuários do SUS”, comemorou.
A reforma do Hospital Regional de Tefé (HRT), que está em fase de conclusão, também trouxe mudanças na área de laboratório. “Hoje, equipamentos de hemograma são totalmente automáticos de cinco partes de autoloader; e de bioquímico faz 380 testes hora e totalmente automático”, disse, acrescentando a reativação do equipamento de gasometria que se encontrava parado por falta de insumos há mais de seis meses.
Entre os planos da pasta estão: a implantação do serviço de laboratório nas UBS Josefa Rodrigues, no Abial e Rossini Barbosa Lima, no Distrito de Caiambé; ampliação dos serviços especializados; aquisição de ambulancha; Unidades de Terapia Intensiva (UTI) móveis; ampliação dos atendimentos de equipes itinerantes.