A Secretaria Municipal de Saúde de Tefé (SEMSA), está realizando ação de borrifação e controle vetorial por meio de controle focal para identificar e eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e febre chikungunya. A força tarefa tem o apoio de profissionais da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – FVS – Dra. Rosemary Costa Pinto, que investiga um possível surto de febre chikungunya no município.
O alerta surgiu por conta da circulação do vírus da dengue no município. Como os sintomas são semelhantes, foram realizados exames para identificar dengue. Com resultados negativos para a doença, foram realizados testes para a febre chikungunya e após análise pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas (Lacen/FVS-RCP), houve a confirmação da doença. Até essa quarta-feira, (7), apenas 4 casos haviam sido confirmados, mas nesta quinta-feira, (08) a FVS-AM confirmou mais 12 casos da febre distribuídos em 12 bairros de Tefé.
Ainda nesta quinta-feira, agentes da FVS estadual realizaram palestras direcionadas aos profissionais Agentes Comunitários de Saúde, Agentes de endemias, dentre outros setores da SEMSA no município, para preparar esses profissionais para atuar de maneira mais efetiva diante do atual cenário de combate à doença. O evento ocorreu no auditório do Centro de Estudos Superiores de Tefé da Universidade do Estado do Amazonas, (CEST- UEA).
“Inicialmente, foram encontrados apenas dois casos, mas na última semana houve um salto no número de casos, isso disparou o alarme para uma atenção maior na situação de Tefé, e por isso a FVS direcionou essa atenção ao município de Tefé, quando formamos essa força tarefa entre o estado e a secretaria municipal de saúde de Tefé para combater o possível surto da doença”, pontuou Luzia de Melo Mustafa, coordenadora das Arboviroses do Estado do Amazonas, da Fundação de Vigilância em Saúde.
Prefeitura de Tefé – Governo do Povo
Revisão: Augusto Gomes | Rodrigo Martins
Fotos: Afonso dos Prazeres | Baltazar Ferreira