Saúde

Secretaria de Saúde realiza ação de promoção à saúde alusiva ao Mês do Aleitamento Materno, “Agosto Dourado”

Na última quinta-feira (12), a Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) por meio da Unidade Básica de Saúde (UBS) São Miguel, localizada na Rua Marechal Deodoro, bairro Centro, realizou uma das diversas ações referentes ao Mês de Aleitamento Materno “Agosto Dourado”. Na ocasião, houve a “Roda de Gestantes e Puérperas”. Diferentes profissionais de saúde participaram da iniciativa, dentre eles, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas, profissionais de educação física e enfermeiras obstetras. O líder do governo na câmara, vereador Lazinho Nogueira, também acompanhou a ação.

O mês de agosto é conhecido como “Agosto Dourado” por simbolizar a luta pelo incentivo à amamentação. A cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno. Para o gerente da UBS São Miguel, Carlos Ubiratan, o ato é importante, pois além de alimentar e fortalecer a criança, auxilia também a mulher de diversas maneiras. “Essa atitude, a de amamentar a criança, diminui o risco de câncer de mama na mulher e ajuda no pós-parto”, disse o gerente.

A campanha que é orientada pela Coordenação de Saúde da Mulher e Materno Infantil, coordenada pela enfermeira Evelyn Janaína, voltada às mulheres, realizou palestras sobre a importância do aleitamento e outros cuidados com a mãe e a criança, com o objetivo de incentivar, promover, proteger e apoiar o aleitamento materno. Além disso, foram realizadas sessões de embelezamento para as mães, sorteio de prêmios, desfile da “mamãe bebê”, seguido de uma sessão de fotos feita pelo fotógrafo Janderson Cordeiro, que fará parte de um “book virtual” com as mães tefeenses.

Segundo a enfermeira Larisha Araújo, diante de tantas alterações físicas e hormonais que ocorrem entre a concepção e o parto, alguns aspectos no início do processo podem ser determinantes para o sucesso ou não da amamentação. “Muitas vezes, amamentar é um grande desafio para as mães. Não que seja algo difícil, mas realmente requer concentração e autoconfiança. Por isso, alguns detalhes práticos podem ajudar muito as mães a evitar que sofram com dores, desenvolvam receio e desistam de amamentar”, explicou a enfermeira.

Texto e Revisão: Augusto Gomes | Rodrigo Martins| SEMCOM
Fotos: Janderson Cordeiro | SEMCOM