SECTI

Na sessão desta quinta-feira, (13), às 20h, na Casa Legislativa, o Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), usou a tribuna parlamentar para apresentar um panorama geral das ações da SECTI, frente ao Governo do Povo. Tefé é a única cidade do Amazonas a ter uma Secretaria voltada para a Ciência e Tecnologia.
Daniel Sacha Caminha Beserra, secretário da SECTI, discursou sobre os primeiros meses de gestão. Nos primeiros 21 dias de gestão, foram adquiridos 100mb (cem megabytes) de velocidade de internet, substituindo os 12mb (doze megabytes) de antigamente. Segundo Sacha, isto significa um aumento expressivo na velocidade de conexão.
Durante este tempo, foi feito um levantamento de materiais quando foram encontrados equipamentos sucateados, defasados, e muitos sem condições de uso. Posteriormente foram realizadas a manutenção preventiva e corretiva em toda área tecnológica quando foi realizada a restauração e manutenção de computadores da instituição.
Pode ser uma imagem de 5 pessoas, barba, pessoas em pé e texto que diz "TEFE PREFEITURA DE TEFE GOVERNOD GOVERNO DO POVO prefeituratefe"
A equipe da SECTI também fez a reestruturação da rede lógica e física das unidades e secretarias interligando 57 unidades via fibra óptica. Foi criado um novo site institucional e e-mail corporativo, além de uma nova identidade tecnológica na comunicação, fornecendo mais transparência, e, principalmente, celeridade quanto ao acesso à informação da população com o órgão.
A pasta realizou o monitoramento das unidades da gestão do Governo do Povo em tempo real, a partir de rede lógica, infraestrutura e segurança, que anteriormente era controlado totalmente por empresas que prestavam serviços. Agora, a própria Prefeitura gerencia todos estes serviços.
Outro fator-chave neste início de gestão foi a implementação do Wi-Fi Livre. O primeiro local a receber o serviço aberto ao público foi o Espaço Gastronômico Lélio Bezerra Bessa, localizado na Praça Alcindo Roberto, centro do município.
A parceria com Centro de Estudos Superiores de Tefé (CEST/UEA), com o objetivo de promover pesquisa e extensão, tem fortalecido mais o ensino e a pesquisa no município, trazendo o desenvolvimento tecnológico e o fomento da indústria 4.0.
Assim, a perspectiva para o futuro é que a população tenha acesso ao laboratório de robótica. Jovens poderão participar de programas de Robótica Educacional, curso de Férias de Robótica, Maker Day (oficinas para a Indústria 4.0). E apresentar seus resultados em exposições locais, regionais, nacionais e até internacionais.
Fotos: Augusto Souza