Secretários Municipais

Com a reforma administrativa feita a partir de estudos técnicos realizados pela Prefeitura Municipal de Tefé, a PMT passou a contar agora com 09 Secretarias Municipais e 02 Órgãos de Assessoramento na Administração Direta enquanto na Administração Indireta serão 02 Órgãos.

O projeto passou durante três meses pela equipe jurídica e passou pelas avaliações e sugestões referentes aos aspectos técnicos dos Recursos Humanos, Relações Institucionais e de Comunicação do Poder Executivo.



Orgãos de Assessoramento da Administração Direta



Controlador Geral do Município

Nascido em Manaus, cedo mudou-se para Tefé. Formou-se em Ciências Econômicas pela Universidade do Estado do Amazonas. Participou de diversos cursos de formação, entre eles:

  • Curso de Formação de Pregoeiros – 2016
  • IV Ciclo de Reuniões Técnicas da AGU
  • Curso de Administração Financeira e Orçamentária – 2016
  • Curso de Elaboração de Edital e Termo de Referência;
  • Curso de Pregão Eletrônico e Presencial; Sistema de Registro de Preços – 2015
  • Atuou na área de licitações, processos e contratos na SESAI no período de 2012 até 2016

Com a experiência adquirida, hoje atua em Tefé na Secretaria Municipal de Controle interno, sendo o responsável direto por toda questão econômica da Prefeitura que envolve gastos, receitas e despesas e principalmente, documentações.



 

Procurador Geral do Município

emer senna gomes

Emer de Senna Gomes

Bacharel em Direito pela Universidade De Juiz de Fora – em 2008. Atuou como advogado do escritório de advocacia Décio Freire segundo maior escritório de advocacia do País;

Atuou também como advogado da Multinacional, a empresa Telefônica em São Paulo/SP;

Retornou para Tefé em 2011 quando passou a compor o Escritório de Advocacia Gomes e Gomes Advogados atuante no município desde 1978 através do Dr Ernani Gomes e Dra Nilda Maria Gomes. Assessor jurídico do Banco do Bradesco e Banco do Brasil bem como da Agência de Fomentos do Estado do Amazonas;

Em 2017 assumiu a Procuradoria Geral do Município de Tefé

E 2018 a presidência da OAB – Subseção Tefe; criador do projeto Saber Direito que busca disseminar o conhecimento e democratizar o conhecimento e atuou como professor do Senac como professor de Direito do Trabalho no Curso de Gestão de Pessoas e Técnico Administrativo ;

Professor da Faculdade Diálogo no Curso de Administração na matéria de Direito Trabalhista;

Pós graduado em Processo pela PUC MG;

E pós graduando pela UEA em Gestão Pública;



Secretarias da Administração Direta



Secretário Municipal de Governo

Roberto Silveira Alves da Silva

Roberto Silveira Alves da Silva

Roberto Silveira é nascido em Tefé no dia 28 de fevereiro de 1961, filho de Hélio Alves da Silva e Maria Alves da Silva.

Começou seus estudos na escola Sá Peixoto com a professora Ormezinda, foi para a sala do convento com a sua alfabetizadora Ir.Blanquester F.M.M em seguida foi estudar na Escola Estadual Frei André até o final onde se tornou o presidente do centro cívico escolar.

Aos 8 anos começou a trabalhar no balcão do comércio do seu pai e aos 14 anos já gerenciava o comércio do mesmo. Aos 18 anos foi eleito vereador.

Formou-se no curso do magistério e técnico contábil e dedicou toda a vida a sua vida empresarial, ao qual possui como principal empreendimento de sucesso o Egas Hotel.

Aos 23 anos casou-se com d. Socorro Fonseca com qual teve 2 filhos Thereza Davila e Roberto Vinicius e com a Sr. Elzilene Guedes , o qual gerou seu filho caçula Hélio Silveira.

Atualmente está como Secretario Municipal de Governo e uma das principais lideranças para a criação da Fazenda da Esperança em Tefé. Em seus planos futuros, está o de continuar se dedicando a obras sociais de forma voluntária.



Secretário Municipal de Administração, Planejamento e Finanças

Pedro Paulo

Pedro Paulo

Pedro Paulo

Texto com o currículo do Secretário está em elaboração.



Secretária Municipal de Educação, Esporte e Cultura

Maura Gualberto

Maura Gualberto

Maura Gualberto é especialista em Gestão Pública, graduada em Normal Superior em 2005, pela Universidade do Estado do Amazonas – UEA e cursanda de Contabilidade, pela Universidade Paulista – UNIP.

Adquiriu longa experiência na área administrativa, licitação e compras durante atuação no Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (no período de 2002 a 2014).

Maura também integrou parte da Comissão de Licitação do Município de Tefé.



Secretária Municipal de Saúde

Maria Adriana Moreira

Maria Adriana Moreira

Maria Adriana Moreira, graduada em enfermagem pela Universidade Federal de Alagoas, pós graduada em Auditoria de Sistema e Serviços de Saúde pelo IPOG, atuou como Enfermeira na Unidade Mista de Borba e na Saúde Indígena. Assumiu o cargo de Secretária Municipal de Saúde em Borba de 2005 a 2012.

Presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Amazonas 2007/2010. Secretária Executiva Adjunto do Interior / SUSAM 2013/2015 . Diretora do Departamento da Atenção Básica/Susam 2016.



Secretário Municipal de Assistência Social e da Cidadania

Ronaldo Barroso Salvador

Ronaldo Barroso Salvador

Ronaldo Barroso Salvador, natural de Atalaia do Norte, mora em Tefé há 17 anos, em 2005 se formou pela Universidade Estadual do Amazonas em Normal Superior com gestão em Política Ambiental, em 1993 graduou-se em Teologia pela Universidade Santa Úrsula, Rio de Janeiro.

Foi coordenador do Movimento de Educação de Base (MEB) regional, nos municípios de Benjamin Constant, São Paulo de Olivença e Amaturá. Durante 16 anos foi Gestor Pedagógico do Serviço Social do Comércio (SESC). Trabalhou como Coordenador de Projetos na Assistência Social em 2006. Sempre esteve atuante na área de Educação Jovens e Adultos (EJA). Paralelamente às atividades que exercia no SESC, trabalhava no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI). Em 2013 foi presidente do Conselho Municipal de Assistência Social.

Em dois de janeiro de 2017 assumiu a Secretaria Municipal de Assistência Social e da Cidadania (SEMASC), exerce projetos vinculados ao Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Residência Inclusiva – voltado a pessoas com deficiência e idosos que já perderam a mobilidade, Centro de Convivência da Família onde é trabalhado o fortalecimento de vínculos, com crianças, jovens, adultos e idosos, e são oferecidas práticas de esportes e lazer.



Secretário Municipal de Meio Ambiente e Conservação

Jorge Barbosa Viana

Jorge Barbosa Viana

Jorge Barbosa Viana, 40 anos, dos quais 20 anos foram dedicados à Tefé,  graduado em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Amazonas – UEA, é mestre em Ciências Florestais e Ambientais pela Universidade Federal do Amazonas – UFAM. Entre suas ocupações, trabalhou oito anos no Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, trabalhou também como docente de nível superior na UEA, docente do PARFOR e professor de ensino básico (ensino médio e fundamental).

Também desenvolveu e coordenou projetos de Meio Ambiente e sustentabilidade.

É o atual Secretário Municipal de Meio Ambiente e Conservação.



Secretário Municipal de Infraestrutura e Obras

Carlos José de Sá Ferreira

Carlos José de Sá Ferreira

Carlos José de Sá Ferreira, Engenheiro Civil, especialista em Estrutura de Concreto e Fundações – formado em 1994 pela Universidade Federal de Minas Gerais em Juiz de Fora.

No setor privado, trabalhou no início da carreira como engenheiro de processo em Multinacional em Manaus e possui uma empresa de construção civil desde 1997; Trabalhou em várias empresas, mas como projeto marcante destaca-se a Restruturação do Sistema de Abastecimento de Água de Tabatinga, Atalaia e Benjamin Constant.

No setor público, trabalhou no setor de Engenharia da SUSAM por 3 anos; Também colaborou durante dois anos na Funasa e SESAI Dsei MRSA por 7 anos com projetos de saneamento em Área indígena do Médio Rio Solimões e Afluentes.

Na Prefeitura de Tefé esteve em vários momentos; é do quadro de funcionários efetivos desde 2006. Já assumiu pastas como Secretaria Meio Ambiente e Secretaria de Infraestrutura Urbana em alguns governos .  Atualmente, é o secretário de Infraestrutura e Obras no Governo atual.



Secretário Municipal de Produção, Abastecimento Rural e Sustentável

Antônio Pereira do Nascimento

Antônio Pereira do Nascimento

Antônio Pereira do Nascimento, natural da cidade de Juruá, 43 anos, Pedagogo, licenciado pela Universidade Estadual do Amazonas; Técnico em Enfermagem, pelo colégio Metropolitano em Manaus-AM; Formação em Políticas Públicas, pelo Instituto Agostin Calderon em parceria com a escola de formação teológica da prelazia de Tefé; Formação em Indigenismo, pelo Conselho Indigenista Missionário, Brasília; Pós Graduando em Gestão Pública, pela UFAM- UAB, pólo Tefé; Militante social desde os 16 anos na pastoral da juventude, hoje é membro do Movimento Nacional de Luta Pela Moradia.

Entre suas ocupações, Foi secretário municipal de Interior no município de Tefé, março de 2011 a Março de 2012; Secretário Municipal de Produção, Janeiro de 2013 a Julho de 2014; trabalhou pelo Conselho Indigenista Missionário-CIMI, 2004 – Fevereiro de 2011, Regional Norte I, Estado de Roraima e Amazonas; Médicos Sem Fronteiras, 1999 – fevereiro de 2002, Médio Solimões e Afluentes; Bolsista do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá – Reserva Amanã; Movimento de Educação de Base-MEB, orientando os monitores na zona rural, município de Tefé, Alvarães e Maraã; Coordenador de Grupos de Jovens na prelazia de Tefé;

É o Atual Secretário Municipal de Produção e Abastecimento.

Com sua equipe está desenvolvendo um projeto fortalecimento comunitário através de formação das lideranças, com vistas no desenvolvimento rural sustentável.

Coorganizador da proponencia da Indicação Geográfica da Farinha Região do Uarini, em quatro municípios – Tefé, Uarini, Alvarães e Maraã;



Órgãos da Administração Indireta



Presidente do Serviço Autônomo de Águas e Esgoto de Tefé – SAAE

Armando Athos

Armando Athos Rabelo de Medeiros Filho

Formado na Universidade Federal do Estado do Amazonas – UFAM em Administração de Empresas no ano de 1995.

Foi Analista Administrativo da SAMSUNG, durante alguns anos. Também foi instrutor de cursos no Centro de Educação Tecnológica do Amazonas – CETAM e foi gerente de unidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC na cidade de Tefé.

Trabalhou como Coordenador de Infraestrutura e Logística no Instituto Mamirauá.

Armando enxerga o desafio de presidir o Serviço Autônomo de Águas e Esgoto de Tefé (SAAE) como uma missão. A empreitada no SAAE é para melhorar a vida da população tefeense, no qual é coordenada baseada no sentimento de fazer o seu melhor diariamente. O foco do Serviço Autônomo de Águas e Esgoto de Tefé (SAAE) é no consumidor, no usuário, no bom tratamento para com o usuário e na resolutividade dos problemas.



 

Presidente do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito e Transporte de Tefé – IMTRANS

Francisco Amazônida Gomes da Silva

Francisco Amazônida Gomes da Silva

Francisco Amazônida Gomes da Silva

Pós-graduado em História pelo Instituto Federal Tecnológico do Amazonas/IFAM. Professor e Examinador de trânsito, formado pelo DETRAN-AM. Policial Major da Policia Militar.



 

2017-2019© Prefeitura Municipal de Tefé - Um novo momento para nossa cidade.