Educação, Esporte e Cultura

Semana Literária Sesc Ler 2019 promoveu gincana de intercambio entre alunos do Sesc e Escolas com EJA

Foto: Divulgação

Nos dias 23 a 26 de abril, a cidade de Tefé por meio da Coordenação de Jovens e Adultos da Secretaria Municipal de Ensino (Semed) e do Serviço Social do Comércio (Sesc), recebeu a Semana Literária, que teve o objetivo de promover o intercâmbio com os alunos do Sesc e as escolas municipais que atuam na modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Com o tema “A Leitura e a Escrita oportunizando liberdade e autonomia”, o evento teve como objetivo incentivar a cultura e valorizar talentos com a socialização de conhecimentos.

Foto: Divulgação

A Escola Municipal Colônia Ventura foi uma das escolas onde os alunos mostraram o talento em gincanas, onde atuaram em grande nível mostrando um capítulo do livro “O Sétimo Sentido” de Brás Lauchener de forma encenada, bastante comunicativa. Além disso, a escola apresentou paródias e poesias criativas, que lhes renderam o prêmio de 1º lugar no evento.

Já a Escola Municipal Helyon de Oliveira foi considerada a prata da casa, mostrando suas poesias, dramatizações e músicas. Os alunos homenagearam o autor e compositor Celdo Braga, e retratou nas apresentações a vida e obra do cantor, e lhes renderam o segundo lugar.

Os alunos da Escola Municipal Luzivaldo mostraram os talentos cantando, dramatizando e recitando poesias com muito entusiasmo, homenageando o cantor e compositor Nicolas Junior, mostrando sua história de uma forma bem humorada.

Foto: Divulgação

Além dessas, outras escolas participaram do evento, como o Sesc, Escola Abrahim Baze, Escola João Hamilton, Escola Maria Leonildes Gonzaga, Escola N.S.P Socorro, Escola Manuel Domingos, Escola Walter Cabral, Escola Márcio Souza, Escola São Francisco, EMADE e Escola Chico da Silva.

Visitas técnicas
Nos meses de fevereiro a abril, foram realizadas visitas técnicas em escolas da zona rural com os coordenadores da Semed. O objetivo era formalizar a interação da pasta com a realidade escolar de cada comunidade, levando informações pedagógicas e administrativas a equipe escolar, e verificando as condições do espaço físico escolar. A pasta ainda espera fazer um trabalho mais próximo ao professor, identificando as dificuldades encontradas e dando suporte para melhoria na educação das escolas rurais.

Foto: Divulgação

A Escola Helyon de Oliveira foi uma das visitadas, e foi discutido os rendimentos da Educação de Jovens e Adultos, além de diagnósticos do 1º bimestre, para traçar metas e estratégias para o restante do ano.