Saúde

SEMSA faz análise em mosquitos da dengue coletados em busca ativa em pontos de Tefé

A Secretaria Municipal de Saúde – (SEMSA), através da Coordenação de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta terça-feira, (13), uma série de análises em larvas do mosquito (Aedes Aegypti), principal transmissor da dengue. As larvas foram coletados durante os mutirões da Campanha de Combate à Dengue, que tem sido realizada pela SEMSA em diversos bairros da cidade.

A partir das análises será possível identificar onde está a maior incidência de mosquitos infectados na cidade, e assim traçar estratégias mais eficazes de combate ao transmissor.

“Ter conhecimento técnico baseado nessas análises em laboratório, identificando em que área ou zona da cidade está o maior percentual de incidência do mosquito infectado, facilitará e nos dará o horizonte correto para a tomada de decisões, e realização de ações de combate ao mosquito transmissor da doença”, destacou Jamisson Silva dos Santos, gerente do núcleo da dengue da SEMSA.

A chefe do Departamento de Vigilância Epidemiológica (DVE-FVS), Adriana Elias, destaca que o Amazonas estar em plena sazonalidade da doença, caracterizada pelo período chuvoso no estado. E nesse sentido, é esperado o crescimento de casos de dengue.

“É importante reforçar e orientar os profissionais de saúde dos municípios para intensificar as ações de educação em saúde junto à população, quanto às ações de combate ao mosquito”, disse Adriana.

Fotos: Janderson Cordeiro