Tefé apresenta Plano Emergencial para Retomada Gradual das Atividades Turísticas na cidade

A Prefeitura de Tefé, por meio da Secretaria Executiva de Turismo, torna público as medidas que serão tomadas como forma de incentivo a retomada da atividade turística na cidade de Tefé levando em consideração os resultados obtidos pela coleta de informações através da Pesquisa do Raio-x do Turismo em Tefé realizado no final do mês de maio.

Devido o cenário que encontramos como consequência do isolamento social para salvar vidas, a Prefeitura elaborou o Plano Emergencial para salvar a economia e o turismo em Tefé, assim, esse plano estratégico, tem como objetivo incentivar a retomada da atividade turística bem como todas as classes de profissionais que compõe a cadeia produtiva do turismo : Profissionais da área de turismo, meios de hospedagem, meios de transporte, empreendimentos do ramo de alimentos e bebidas.

SERÃO CONTEMPLADOS PELO PLANO EMERGENCIAL DE TURISMO:

ARTESÃOS

O local onde pertencia ao gabinete do prefeito na Prefeitura de Tefé, na rua Olavo Bilac, será a casa do artesão, onde será criado espaço fixo para atender os artesãos ativos e associações de artesanato em atividade. O espaço contará com 19 stands para artesãos em atividade e 02 stands para associações de artesanato e artesãos em recente atividade, totalizando 21 stands. A Previsão de entrega do local será para o dia 01/08/2020.

EMPRESÁRIOS DE MEIOS DE HOSPEDAGEM, MEIOS DE TRANSPORTE, EMPREENDIMENTOS DO RAMO DE ALIMENTOS E BEBIDAS.

Foi proposto como Projeto de Lei que está tramitando na Câmara Municipal de Vereadores, a Lei Municipal que isenta a cobrança de taxa de Alvará de Funcionamento (no período de 12 meses a contar do primeiro mês após aprovada pelo legislativo e sancionada pelo executivo) para todos os que compõem a cadeia produtiva do turismo na cidade:

• Hotéis;
  • Pousadas;
  • Restaurantes;
  • Lanchonetes;
  • Bares;
  • Pizzarias;
  • Agências de Viagens

O empresário deverá estar com seu CADASTUR atualizado para poder ter acesso a isenção da taxa.

EMPRESAS DE TURISMO RECEPTIVO e GUIAS DE TURISMO

Como forma de incentivo para a retomada de passeios turístico na cidade, e levando em consideração sendo o combustível o item que mais influencia no valor dos pacotes turísticos, a Prefeitura de Tefé por meio da Secretaria Executiva de Turismo, irá custear 50% da quantidade de combustível a ser usado em passeios turísticos que sejam realizados dentro do município, sendo ela zona urbana ou zona rural.

O empresário ou guia de turismo deverá com seu CADASTUR atualizado, e para ter acesso a este apoio, deverá apresentar via requerimento informações do passeio como trajeto e quantidade de pessoas.

A liberação para aquisição desse apoio está prevista para o dia 03/08/2020 na sede da secretaria executiva de turismo.

RETOMADA DE RECEBIMENTO DE TURISTAS NA COMUNIDADE DA MISSÃO

Após reunião com o pároco da comunidade da Missão: Padre Firmino Cachada, a partir do dia 01/08/2020 fica autorizado a retomada de visitas com finalidade para turismo na Comunidade da Missão seguindo as orientações sanitárias de precauções de combate ao Coronavírus.

ÁLBUM DIGITAL DE PONTOS E ATRATIVOS TURÍSTICOS

Como forma de aproximar turistas dos pontos e atrativos turísticos existentes em nossa cidade, será lançado o Álbum Digital do Turismo de Tefé onde o turista irá encontrar fotos, informações, o que levar, e qual empresa pode realizar o passeio interessado, em uma plataforma interativa, na página de cada empresa ou de cada guia de turismo, além dessas informações, terá um link que o interessado será redirecionado para o contato da empresa ou guia de turismo, em uma conversa via mensagem privada no Whatsapp.

Como os turistas terão acesso a esse guia?

Em cada meio de hospedagem, locais públicos, bares, restaurantes ou lanchonetes, terá um pôster fazendo campanha desse álbum, e irá conter o QR code onde o turista fará download deste álbum digital.

Este álbum tem a previsão de lançamento para o dia 01/08/2020.

REGRAS DE ATIVIDADE TURÍSTICA:

• Empresas e Guias de Turismo deverão tomar as devidas orientações sanitárias resguardando assim a própria saúde, dos turistas e das comunidades.
  • O presente plano não interfere nas medidas tomadas em áreas protegidas pelo governo federal e estadual, tais como FLONA e RESERVA MAMIRAUÁ.
  • É de responsabilidade da empresa ou guia de turismo que cada turista preencha a ficha de recomendações de turismo, incluindo recomendações sanitárias de combate ao COVID -19.
  • Serão permitidos grupos de no máximo 05 turistas por passeio/visitação obedecendo o distanciamento social, uso de máscaras e álcool em gel.

O Secretário Municipal, Christophan Mota afirmou que “Todas essas ações estão sendo adotadas com as devidas medidas de prevenção, cautela, e redução de risco e transmissão durante a oferta dos serviços, tanto para as famílias quanto para os profissionais de Turismo”.

Ações como isenção de cobrança e alvará terá uma vigência de 12 meses partindo da data de sua publicação da lei. Ações como apoio em combustível terá vigência por 6 meses e as demais ações tem seu prazo por tempo indeterminado até quando enfrentarmos a pandemia de Covid – 19.