Tefé decreta “lockdown” para combater avanço do Coronavírus por 10 dias

COMPARTILHAR

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on telegram
Share on twitter
Share on linkedin

O Comitê de Crise e Enfrentamento do Covid-19 de Tefé, em reunião com as instituições que compõem o mesmo, decretou ‘lockdown’ no município de Tefé, por 10 dias a contar da tarde da última terça-feira (05/05), às 15h00.

De acordo com o decreto, o ‘lockdown’ será aplicado no município no horário das 15h00 até 06h00 do dia seguinte. A ação abrange os comércios, pedestres, trânsito, estabelecimentos comerciais, instituições financeiras e lotéricas.

Poderão transitar, apenas os funcionários e instituições que estão diretamente atuando em Combate os Covid-19.

O que é Lockdown?

“Lockdown” é o termo em inglês para confinamento ou isolamento compulsório, e pode ter diferentes graus de rigor, da restrição maior de transporte público e privado ao bloqueio total de entradas de cidades ou Estados. É diferente da adesão voluntária da população ao isolamento social porque pode restringir a circulação de pessoas através de bloqueios e punições — de multas a detenção —, como ocorreu na Itália e na Espanha, por exemplo.

Para que serve?

O objetivo do isolamento das pessoas, voluntário ou compulsório, é reduzir as contaminações pelo coronavírus e ganhar tempo para que os sistemas de saúde possam atender os pacientes mais graves. Se muita gente estiver infectada de uma vez pode não haver leitos para todos — como já acontece em alguns Estados do Brasil que atingiram ocupação máxima de leitos de UTI.

Assim, a medida adotada pela Prefeitura de Tefé prevê a eficácia para a redução da curva de casos e, assim, dar mais tempo para a reorganização do sistema de saúde do município. As nações mais afetados pela Covid-19 fazem justamente parte do grupo que adotou esta medida restritiva de circulação de pessoas, a exemplo de China, Itália, Estados Unidos e Espanha.

Tefé decreta “lockdown” para combater avanço do Coronavírus por 10 dias