Durante os dias 3 a 7 de fevereiro de 2020, em Granada, na Espanha, a Prefeitura Municipal de Tefé, por meio da secretária Municipal de Saúde de Tefé, Adriana Moreira, está representando a saúde tefeense em nível internacional.
A secretária Adriana Moreira está participando de um treinamento internacional como fruto do Prêmio Atenção Primária à Saúde Forte – Acesso Universal, na qual a cidade de Tefé ficou entre as 8 melhores iniciativas do Brasil de 1.294 propostas submetidas ao prêmio em 2019.
O treinamento está sendo oferecido na Escuela Andaluza de Salud Pública, uma escola de renome internacional, no formato de Programa do Estágio em Sistemas de Saúde Baseados na Atenção Primária de Saúde, através da Organização Panamericana de Saúde (OPAS/OMS) – Ministério da Saúde.
O conteúdo do Programa deriva das necessidades e expectativas expressas pelos participantes num diálogo mantido com as secretarias de saúde, na qual os participantes serão expostos à realidade do funcionamento do Sistema Sanitário Público de Andaluzia – SSPA, em especial da Atenção Primária de Saúde – APS integrada na rede, em suas vertentes políticas, estratégica e operacional, assim como as experiências de desenvolvimento das competências das enfermeiras e enfermeiros e a ampliação do seu papel a nível de atenção primária.
Ao fim do Programa, os participantes estarão aptos a melhorar as práticas de planejamento e gestão de sistemas de Saúde, já que a base do estágio é que os protagonistas principais deste processo são os próprios participantes. Essas estratégias visam principalmente contribuir para a reorientação do modelo, investindo na integralidade da atenção à saúde, em conformidade com os princípios e as diretrizes do SUS e a realidade tefeense. Isso implica em novas dinâmicas de atuação nas unidades de saúde, com redefinição de responsabilidades entre os serviços/gestores, os trabalhadores e a população.
“Tefé é um dos municípios do Amazonas que mais investe em saúde, e sem esses recursos nunca poderemos responder às diversas necessidades de saúde de pessoas e comunidades. Somente com um primeiro nível de atendimento forte, poderemos alcançar a saúde universal e através desse treinamento podemos confrontar as realidades e fazer uma reflexão crítica dos diferentes contextos, experiências, estratégias e práticas, assegurando diretrizes de modelos de cidades internacionais para a cidade de Tefé”, disse a secretária de saúde Adriana Moreira.
A Secretária de Saúde de Tefé é a única do Amazonas a estar nesse treinamento, além dela, outras 20 pessoas estão participando da capacitação.