Na última quarta-feira (20/5), o município de Tefé participou do Fórum dos Secretários Municipais de Turismo do Amazonas – FOSTURAM. Nesta 1ª edição, o Fórum foi realizado através de vídeoconferência e contou com a participação de quinze municípios do Amazonas.
No encontro virtual, além do secretário executivo de Turismo de Tefé, Christophan Mota, estiveram presentes os secretários dos municípios de: Manaus, Borba, Itacoatiara, Parintins, Anori, Rio Preto da Eva, Iranduba, Manacapuru, Careiro Castanho, Santa Isabel do Rio Negro, Barreirinha, Manaquiri, Maués e Boa Vista do Ramos. O objetivo da reunião foi discutir as pautas de prioridades para reconstrução das ações estratégicas do turismo no interior do Estado do Amazonas pós-pandemia com a identificação dos impactos negativos do setor, medidas mitigadoras frente ao novo coronavírus nos municípios e ações de planejamento para a flexibilização gradual das atividades econômicas e sociais.
Na ocasião, as pautas foram discutidas e alinhadas entre os secretários municipais, para que em seguida, seja elaborada uma matriz de encaminhamentos e revitalização das atividades turísticas de cada cidade.
De acordo com o Christophan, esse momento de crise é de reflexão e de traçar estratégias para o setor de turísmo tão afetado na pandemia do novo coronavírus. “A crise nos faz repensar numa forma diferente de trocar as experiências. Essa foi nossa estratégia para romper as distâncias e, de forma participativa, construir ações efetivas para contribuir para o restabelecimento das atividades turísticas no Amazonas”, pontuou Mota.
O município de Tefé está no Fórum dos Secretários Municipais de Turismo do Amazonas – FOSTURAM, desde a criação em 2016. O encontro foi proposto pela AmazonasTur com o objetivo de fortalecer as secretarias municipais de turismo, para que os secretários pudessem discutir por região os problemas, as soluções e as oportunidades, trazendo para o Fórum Estadual todas as discussões, criando essa sinergia de ações, levando ao governador do Estado e ao Ministério do Turismo aquilo que é importante para que o Amazonas possa se consolidar, cada vez mais como destino turístico.
Compartilhe com os amigos!