Saúde

Unidades de saúde de Tefé passam a funcionar em horário diferenciado para atender população do município

COMPARTILHAR

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on telegram
Share on twitter
Share on linkedin

O Serviço de Pronto Atendimento (SPA) São Miguel, localizado na rua Marechal Deodoro, SPA do Abial 22 (Josefa Rodrigues das Chagas), e SPA do Jerusalém (Lourival Pires), situado no bairro de mesmo nome, passaram a funcionar em escala de horário diferente desde a última segunda-feira, 18. A iniciativa partiu da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA).

As unidades de saúde atendem a população de segunda-feira a sexta-feira, das 17h às 23h, e nos sábados e domingos, das 7h às 23h.

O objetivo é desafogar o Hospital Regional de Tefé (HRT) que, a partir de agora, passa a atender, prioritariamente, casos de maiores agravos, como traumatismos, acidente automobilísticos, ou síndromes respiratórias.

São Miguel e Jerusalém prestam assistência a população em casos de urgência e situações consideradas moderadas ou leves. “Cada SPA recebeu um profissional de saúde: 1 médico, 2 técnicos de enfermagem, 1 técnico administrativo, e 1 agente de serviços gerais”, afirma a secretária de saúde, Lecita Marreira.

Durante dois dias, os profissionais de saúde participaram de uma série de capacitações para aprenderem e aperfeiçoarem ferramentas de uso para teste rápido capaz de detectar o Covid-19. A capacitação é fruto de parceria entre SEMSA com os Médicos Sem Fronteiras.

A Prefeitura reitera que, além do teste rápido, disponibiliza medicamentos, adquiridos com recursos próprios, nos casos em que o médico julgar necessário a administração da medicação.